Madeira

Ireneu Barreto saúda 40 militares da Região que realizam missão na Roménia

Hoje comemora-se o aniversário da Zona Militar da Madeira

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O Representante da República para a RAM saudou, esta manhã, o contingente de 40 militares nascidos na Madeira que vão estar em missão na Roménia. As palavras de Ireneu Barreto foram proferidas na sessão de aniversário da Zona Militar da Madeira.

"Comemora-se este Dia justamente num momento em que parte desta força já está na Roménia, e os restantes elementos se lhe vão juntar em breve no teatro de operações, depois de terem participado no maior exercício nacional do Exército português, que aconteceu recentemente no Campo Militar de Santa Margarida", frisou Ireneu Barreto, salientando a admiração e orgulho nestes militares.

O Representante disse ainda estar consciente das dificuldades que esperam estes conterrâneos na Roménia, "às portas dessa Ucrânia martirizada, e a coragem e sacrifício que será necessário para enfrentar eventuais riscos diários, tantas vezes desconhecidos, num ambiente de tensão permanente, acrescido da saudade da família e dos amigos". Esta é uma missão da Paz, da Liberdade, da Democracia e do respeito do Direito e da Ordem Internacional. 

"As suas qualidades humanas e profissionais e o grau de preparação que lhes foi assegurado, deixam-me tranquilo quanto à sua capacidade de resposta face às dificuldades que a missão comporta", assegurou no seu discurso.

Ireneu Barreto reconheceu e agradeceu o papel das Forças Armadas e lembrou o seu empenho em situações como a grande aluvião de 2010, os incêndios de 2016 e, mais recentemente, na resposta à crise pandémica. "É, também, a força militar ao serviço da solidariedade social, o poder armado do Estado que estende a mão à comunidade, ajudando os mais fracos e vulneráveis em momentos de tragédia", ressalvou.