Madeira

Administração da NAV ouvida sobre concurso para radares do Aeroporto da Madeira

None

A administração da NAV Portugal é ouvida, na manhã desta quinta-feira, 18 de Maio, por videoconferência, na Comissão de Economia, Finanças e Turismo da Assembleia Legislativa da Madeira, sobre o concurso para aquisição e instalação de equipamentos no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo.

A audição parlamentar urgente da empresa Navegação Aérea Portugal foi requerida pelo PSD que quer saber qual o ponto da situa do concurso pata aquisição de radares que permitirão melhorar a operacionalidade do aeroporto e avaliar os limites de vento.

No requerimento é recordado que, em 2021, foi aprovada, por unanimidade, uma resolução que instava o Governo da República, através da NAV, a instalar os equipamentos que tinham sido identificados pelo grupo de trabalho, em Março de 2019.

A NAV assumiu o compromisso de lançamento urgente do concurso, em Junho de 2019, mas só em Junho de 2022 seria publicado em Diário da República.  Em causa está a aquisição de equipamentos de Radar de Banda X e LIDAR. Em Outubro do ano passado foi prorrogado o prazo do concurso.

Os limites de vento no Aeroporto Internacional da Madeira - máximo de 15 nós - são obrigatório, ao contrário de praticamente todos os outros aeroportos em que são recomendações para os pilotos. Este facto tem provocado condicionamentos na operacionalidade, com dezenas de voos derivados ou cancelados.

A audição parlamentar da administração da NAV, na comissão presidida pelo social-democrata Carlos Rodrigues, está marcada para as 10 horas.