5 Sentidos

Laboratório de navegação criativa em Câmara de Lobos reflecte sobre o mar

None

É sob direcção artística de José Leite e com orientação do mesmo e de Luísa Fidalgo, da Culturproject, que a Casa da Cultura de Câmara de Lobos acolhe um laboratório de navegação criativa direccionado tanto para os mais idosos como para o público infanto-juvenil. Esta iniciativa insere-se no plano da residência artística 'Lá em Cima' no Ilhéu.

'O Céu o Mar prolonga' é o tema para os seniores e 'O que há depois do Mar?' é a questão colocada aos jovens com idades entre os 6 e os 15 anos. "A partir das questões existenciais e filosóficas é dado impulso à criação artística através de dois eixos principais: iniciação ao teatro e transformação em matéria artística", refere nota da Câmara Municipal.

No primeiro eixo são explorados, através de jogos teatrais, a percepção individual e a dos outros; a noção de espaço; o prazer do aqui e agora; jogos de criatividade e imaginação; possibilidades da linguagem não verbal.

Já no segundo eixo, após terem algumas sessões de trabalho criativo, os participantes irão cruzar as histórias pessoais com outras referências artísticas, culturais e educativas, ou seja, irão fazer um cruzamento biográfico com textos literários, com fotografias artísticas, com o cinema, no fundo, com referências já pré-existentes. Irão também improvisar como processo de compor através do desenvolvimento contínuo da sensibilidade, da criatividade e da imaginação.

"Acreditando que a cultura e a atividade cultural podem ser um fator fundamental para a consciencialização e promoção de ideias, através da filosofia, do questionamento da nossa identidade e cruzamento com a criação artística, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. e a partir de todas estas questões daremos impulso à criação cultural, transformando estas perguntas e respostas relacionadas com o mar em matéria artística", referem os dinamizadores deste projecto.

Esta reflexão foi também desenvolvida junto de outra comunidade piscatória, em Vila do Conde, chegando agora a vez de Câmara de Lobos. Este processo vai resultar numa apresentação pública para mostra do trabalho criativo realizado pelos participantes.

“Esta é uma iniciativa que faz todo o sentido no nosso concelho, na nossa cidade, por promover uma reflexão sobre a ligação intrínseca que a nossa comunidade tem com o mar. A proximidade ao objecto de análise, àquilo que nos é familiar, impede-nos muitas vezes de parar e reflectir sobre a nossa própria realidade. Com estes laboratórios conseguimos parar e olhar o mar e reflectir sobre a nossa realidade.  Um trabalho importante até para a preservação da memória da comunidade. Esta será com certeza uma iniciativa a repetir já que se enquadrará de forma perfeita no âmbito da dinamização do Museu da Pesca e do Pescador que surgirá em breve", indica o vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Cultura, Leonel Silva.