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Mega iate 'AHPO' escala hoje o Funchal

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Faz escala hoje no Porto do Funchal um mega iate denominado AHPO, um dos gigantes deste segmento. O navio vem desde Freeport, na Grande Bahamas e vai rumar a Gibraltar, não sem antes ficar por cá algumas horas. Chega pelas 13h30 e sai pelas 18h30.

Para os amantes destas maravilhas do mar, vale a pena ver este. O AHPO é tão distinto que as palavras sobram para o descrever. Por isso seleccionamos uma série de fotografias para o mostrar... apetece mesmo conhecer por dentro. Ainda assim, fique a saber que em comprimento este mega iate de luxo é maior do que, por exemplo, o ferry Lobo Marinho.

Segundo a empresa que o construiu há menos de dois anos, o "AHPO é um superiate impressionante e personalizado de 115 metros, construído para um cliente recorrente que já possuía um Lürssen de 86 metros". Esse cliente, ainda, é Michael Lee-Chin, um magnata, investidor e filantropo de origem jamaicana e nacionalidade canadiana, que tem uma fortuna pessoal avaliada em 1,5 bilhões de dólares (1,38 mil milhões de euros), sem contar todos os negócios à volta do investimento de risco, banca, petróleo e hotelaria e turismo.

Conta a construtora alemã Lürssen que Lee-Chin "exigia um design e engenharia de alto nível, bem como conforto marítimo para a sua família. Para o design exterior e interior, ele, mais uma vez, confiou no escritório de design Nuvolari-Lenard, que deu ao AHPO um visual único. O objetivo era que o iate permitisse uma vida saudável e voltada para a família a bordo, com inúmeras instalações para desportos e actividades, incluindo um ginásio extra-grande no convés sky lounge e a espaçosa área de bem-estar no convés inferior".

O iate "foi projetado para viajar para os seus destinos com o máximo conforto e, como acontece com todos os Lürssens, o iate está equipado com tecnologia e sistemas de engenharia de ponta. Por exemplo, os geradores estão equipados com um sistema de recuperação de calor para aquecer a água da piscina, levando a um menor consumo de energia eléctrica e menores emissões, enquanto o posicionamento dinâmico permite a ancoragem electrónica em áreas sensíveis e remotas, protegendo o fundo do mar e permitindo uma amarração segura independentemente de profundidade de água".

Um luxo, portanto, que custou 350 milhões de dólares (322,5 milhões de euros) e foi entregue em 2021. Com uma tripulação de 26 elementos para servirem 14 convidados, o AHPO terá um custo anual estimado de manutenção a rondar os 30 milhões de dólares (27,6 milhões de euros). Fica por cá durante cinco horas.