Madeira

CDU denuncia aumento da precariedade laboral na Madeira

None
Não podemos continuar com a  economia  regional assente na precariedade laboral e nos baixos salários Ricardo Lume

A CDU realizou, hoje, uma acção de contacto com a população no concelho de Câmara de Lobos, onde aproveitou para denunciar "o aumento dos números de precariedade laboral na Região", assim como a "desvalorização do salário real dos madeirenses e porto-santenses, tendo em conta o aumento do custo de vida e a inflação".

"Os novos dados estatísticos divulgados no passado dia 10 de Maio, pela Direcção Regional de Estatística sobre o 1º trimestre de 2023 comprovam que a redução do desemprego e o propalado crescimento económico continuam a serem feitos através do aumento da precariedade laboral e dos baixos salários, ou seja, a política de exploração e empobrecimento que continua a negar uma vida melhor a muitos milhares de madeirenses", argumentou na ocasião Ricardo Lume, sublinhando que "entre o 4º trimestre de 2022 e o 1ºtrimestre de 2023 o número de trabalhadores com contrato a termo aumentou 10%". "Ou seja, são mais de 20 mil os trabalhadores na Região com esta tipologia de contrato laboral", reforçou.

A estes valores acresce o subemprego que - conforme apontou o deputado da CDU - "também aumentou 9,2%, neste mesmo período". "Já são mais de 4,3 mil os madeirenses nesta condição laboral, se a estes números juntarmos os falsos recibos verdes verificamos que mais de 25% dos madeirenses e porto-santenses que têm trabalho encontram-se numa situação de instabilidade laboral", complementou.