Madeira

Orla costeira do Caniçal é hoje cenário de exercício de combate à poluição no meio marinho envolvendo 16 navios e embarcações

Simulação inclui explosão a bordo de um navio-taque e o empenho de diversos meios em terra e no mar

None
Foto Helder Santos/ASPRESS

A orla costeira do Caniçal, entre a praia da Ribeira do Natal e a Baía d’Abra, é esta sexta-feira cenário de exercício de âmbito nacional de combate à poluição no meio marinho, designado de ‘ATLANTIC POLEX.PT 2023’, organizado pela Direcção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional.

O exercício que tem como objectivo treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de incidentes de poluição do meio marinho, previstos no Plano Mar Limpo, em diferentes tipos de cenários, terá por base a simulação de uma explosão a bordo de um navio-tanque durante as operações de descarga de combustíveis no terminal marítimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), da qual resulta um rombo no casco do navio, provocando um derrame de grandes quantidades de fuelóleo. Da explosão resulta ainda um ferido a bordo e um náufrago que foi projectado para o mar. A mancha de poluição irá afectar o terminal marítimo da CLCM, bem como o porto do Caniçal, a praia da Ribeira de Natal e a Baía d'Abra.

Além do treino a procedimentos de resposta em emergência, o exercício em que serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar, visa preparar os recursos da Autoridade Marítima Nacional para o combate à poluição do meio marinho, em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima, com a realização de diversas acções de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes sub-cenários.

O Contra-almirante José Vizinha Mirones, Subdirector-geral da Autoridade Marítima e 2. Comandante-geral da Polícia Marítima sublinha a importância do simulacro que é "treinar algo que se espera não venha a acontecer", mas se acontecer, os meios estejam preparados.