Madeira

"Revitalização do comércio local tem sido uma prioridade", diz PSD

None

O Grupo Parlamentar do PSD visitou alguns estabelecimentos da baixa do Funchal, na freguesia da Sé, tendo o deputado José Prada evidenciado a dinâmica que é, hoje, visível no comércio local.

Numa iniciativa integrada nas Jornadas Locais que estão a decorrer neste concelho, o deputado salientou que tanto o Município como o Governo Regional têm tido a preocupação de estar ao lado dos empresários, criando condições para a revitalização da economia e, no que concerne ao comércio local, garantindo apoios de forma célere para os empresários.

José Prada ressalvou que, desde que tomou posse, em 2021, o actual executivo municipal tem tido uma preocupação de apoiar o tecido económico do Funchal, através de medidas específicas, que complementam e reforçam os apoios que já são disponibilizados pelo Governo Regional.

O deputado destacou, em particular, dois mecanismos de incentivos aos pequenos empresários: O 'Alavancar', destinado a empresas já constituídas, mas que querem desenvolver intervenções de manutenção, substituição e/ou melhoramentos, e o 'Abrir Funchal', para as empresas que tinham fechado na pandemia ou que optaram por abrir no Município.

Para estes dois programas, sustentou, foram contemplados este ano 600 mil euros a fundo perdido.

Paralelamente a estas medidas, o deputado salienta a dinamização de eventos e toda a oferta de animação existente, que faz com que tanto turistas como residentes sejam mais atraídos ao comércio local, não só no fim-de-semana como ao longo da semana. 

Refira-se que tanto o Alavancar como o Abrir Funchal contemplam uma majoração de 10% para os estabelecimentos que abram 6 dias por semana e de 20% para os que estejam abertos 7 dias por semana como forma de garantir mais rendimento aos empresários, mais resposta à procura e maior dinamização da cidade.