Desporto

Rali Vinho Madeira quer continuar a passar por Santana

None

Paulo Fontes convidou publicamente o presidente da Câmara Municipal de Santana a reunir-se na próxima semana na sede do Club Sports Madeira.

A comissão organizadora do Rali Vinho Madeira (RVM) agendou para a tarde de hoje uma conferência de imprensa para apresentação do programa da edição de 2023 da referida prova automobilística madeirense.

Uma conferência que acabou por ter outro tema em cima da mesa, já que o programa definitivo do RVM’2023 ainda não foi entregue à Federação Internacional de Automóvel, apesar de os prazos estarem quase no final, segundo admitiu Paulo Fontes presidente da comissão organizador.

Assim sendo a conferência que teve cerca de 25 minutos de duração serviu essencialmente para que a comissão organizadora, através do seu presidente explicasse, publicamente, a questão de toda esta polémica que recentemente se verificou com a presença de Santana, com provas especiais no RVM em 2022 assim como a sua continuidade na edição de 2023.

Paulo Fontes aproveitou para, cronologicamente, explicar a relação entre a comissão organizadora e a Câmara Municipal de Santana ao longo de vários meses, que começou em finais de Julho e que ainda perdura no que concerne à relação do RVM’2022.

“Estamos a analisar uma desconsideração total e um desrespeito total por parte de um dos patrocinadores do RVM 2022, que tem tido um comportamento de silêncio, ao contrário do que acontece com todos os outros presidentes de Câmara da Região.

“O presidente da Câmara Municipal de Santana de uma forma surpreendente, e depois da comissão organizadora do RVM ter solicitado reunião desde o dia 2 de Agosto com a autarquia, bem como vários contactos telefónicos, não obtivemos qualquer resposta, e só depois da notícia avançada pelo DIÁRIO recentemente é que a Câmara prestou-se a responder rapidamente através de um comunicado.  

Depois de vários e-mails enviados em Julho, Novembro de 2022 e Janeiro e Fevereiro de 2023 é que a Câmara Municipal respondeu a organização do RVM, segundo ‘relatou’ Paulo Fontes, acrescentando depois que só a 17 de Fevereiro é que recebeu por parte da autarquia uma resposta a adiantar que seria analisado todas as respostas pedidas de forma, posteriormente, enviar para a comissão organizadora do RVM.

“Pela primeira vez, no dia 24 de Fevereiro a Câmara enviou um ofício, a salientar que iria apoiar o RVM de 2022 em cinco mil euros, e depois de já ter em posse toda a documentação necessária, inclusive o relatório final da edição de 2022 da prova”, acrescentou o presidente do Club Sports Madeira, sem esquecer de adiantar que a verba ou o apoio que tinha sido solicitado, nomeadamente para o policiamento e a presença de elementos da protecção civil, neste caso bombeiros, já tinha sido paga pela comissão organizadora do RVM.

Apesar de todo este sucedido Paulo Fontes veio ainda a adiantar que todo o Rali Vinho Madeira tem muito gosto e interesse em manter a Santana no itinerário da prova.

“Fomos nós que incluímos a prova especial de Santana no itinerário do RVM, não foi o actual presidente da autarquia, e temos muito gosto em ter a PEC de Santana uma vez mais no programa. Não podemos é admitir a deselegância, o desrespeito e a falta de educação para com o Club Sports Madeira. Além disso o autarca quis refugiar-se em questões técnico-jurídicas das subvenções públicas e em questões politico-partidárias, que nunca houveram.”

Desta forma e como o presidente da Câmara não me atende o telefone, não agenda qualquer reunião, aproveito esta conferência de imprensa, para, publicamente, fazer um convite ao presidente da Câmara Municipal de Santana e toda a sua vereação, para na próxima semana, não dia e na hora que achar melhorar, os receber na sede do Club Sports Madeira para tratar de todos estes assuntos. Da nossa parte há toda a boa vontade e a disponibilidade, não admitimos é mais desconsiderações e faltas à verdade com o centenário Club Sports Madeira.

Paulo Fontes, no final adiantou aos jornalistas que mesmo sem o apoio da Câmara Municipal de Santana a edição de 2023 do Rali Vinho Madeira poderá passar por aquele concelho.