Madeira

Manifestações, homenagens, desporto e Xutos no Dia do Trabalhador

Conheça a agenda de eventos deste 1.º de Maio na Madeira

None

As celebrações do 1.º de Maio dominam a agenda desta segunda-feira, com iniciativas de diversa natureza na Madeira, programadas pelas entidades públicas e por organizações civis.

Nada menos que sete organizações sindicais, políticas e associativas vão participar numa concentração junto à Assembleia Legislativa da Madeira, a decorrer a partir das 10h30. A iniciativa partiu da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), à qual se juntaram o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos, o Movimento Erradicar a Pobreza, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Comissão de Utentes do Serviço Regional da Saúde e a Juventude Comunista Portuguesa da Madeira. Pelas 11h00 os participantes saem rumo ao Jardim Municipal do Funchal, onde terá lugar uma manifestação.

Há também um programa comemorativo preparado pelo Governo Regional. Assim, pelas 12h00, a secretária regional Rita Andrade participa numa homenagem, com deposição de flores junto ao Monumento ao Trabalhador Madeirense, na Avenida Sá Carneiro.

No programa oficial está uma série de actividades promovidas pelas associações desportivas. É o caso da prova de atletismo “Madeira a Correr” - Grande Prémio 1º de Maio, organizada pela Associação de Atletismo, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, com partida junto à Igreja, na Estrada Regional 104 e entrega de Prémios às 10h45.

Há também o Torneio de Futebol “Professor Eleutério d’Aguiar, que comemora o 98.º aniversário do Clube Desportivo 1.º de Maio, com entrega de prémios às 13h15. Há ainda a prova do Campeonato Regional da Madeira de Motocross 2023 na Pista das Carreiras, Camacha, com entrega de prémios às 17h00.

Entretanto, no período 10h00-18h00 estará ao dispor da população a zona de lazer do Montado do Pereiro com zona de piqueniques e as habituais barracas de comes e bebes.

Por fim, a partir das 21h00, no Parque Santa Catarina, tem lugar o concerto da banda Xutos & Pontapés

OUTROS EVENTOS NA AGENDA DE HOJE:

10h00 – Oração de Laudes da Solenidade de São Tiago, padroeiro da cidade do Funchal, na Igreja da Sé. Pelas 10h30 saída da procissão da Sé e percurso pela Rua do Aljube, Largo do Chafariz, Rua do Bettencourt, Largo do Phelps, Rua Dr. Fernão de Ornelas, Rua Brigadeiro Oudinot, Rua de Santa Maria até à Igreja do Socorro. Pelas 11h30, nesta última igreja, haverá celebração eucarística na Igreja, presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás. Os presidentes da Assembleia e do Governo participam nas celebrações em honra de São Tiago.

11h00 - Conferência de imprensa do líder do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, na placa central, junto à estátua de João Gonçalves Zarco.

12h00 – No âmbito da Festa da Flor, Oficinas da Flor na placa central da Avenida do Mar – Showcooking com Savoy Signature Hotels; 13h00 – 16h00 - animação Mascarados Barrocos e Teatro Bolo do Caco na Área Folk; 18h00 - Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova no Palco dos Concertos; e 20h00 - Concerto de André Abrantes Band na Placa Central da Avenida Arriaga.

13h15 - Cerimónia da entrega de prémios do Torneio Prof. Eleutério de Aguiar, no Campo 1.º de Maio, com presença do presidente da CMF, Pedro Calado.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 1 DE MAIO:

1500 - Carta de Pêro Vaz de Caminha a D. Manuel sobre a descoberta do Brasil.

1807 - Entra em vigor a abolição do comércio de escravos no Reino Unido, estruturando a primeira campanha internacional contra o tráfico de pessoas, com o apoio da Armada britânica.

1809 - Começa a publicação do Diário Lisbonense, primeiro jornal diário em Portugal.

1865 - É inaugurada, no reinado de D. Luís I, a Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, a primeira estação de comboios portuguesa.

1886 - "Greve dos três oitos" dos trabalhadores de Chicago, por oito horas de trabalho, oito de descanso e oito para formação. A data passou a ser assinalada como o Dia Internacional do Trabalhador.

1890 - A festa do trabalhador (1.º de maio) é comemorada pela primeira vez em Portugal.

1931 - Inauguração do "Empire State Building", em Nova Iorque, Estados Unidos.

1945 - II Guerra Mundial. Holocausto. O campo de concentração nazi de Theresienstadt é libertado e colocado sob a supervisão da Cruz Vermelha Internacional.

1950 - Primeira prova do Mundial de F1, em Inglaterra, no circuito de Silverstone.

1952 - É fundado o Clube Naval do Funchal.

1958 - Apresentação de Américo Thomaz como candidato às eleições presidenciais pela União Nacional, o partido único da ditadura do Estado Novo.

1971 - Assalto da LUAR [Liga de Unidade e Acção Revolucionária] ao consulado de Roterdão.

1974 - Encerramento definitivo do Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

1982 - Guerra das Falklands/Malvinas. Começam os bombardeamentos da Armada e da Força Aérea britânicas às posições das forças argentinas ocupantes.

1986 - A Agência Internacional de Energia Atómica confirma a extinção do incêndio na central nuclear de Chernobyl, URSS, seis dias após o acidente.

1994 - Morre, aos 34 anos, o piloto brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, em Itália, vítima de um despiste fatal no Grande Prémio de S. Marino.

1997 - O Partido Trabalhista britânico, liderado por Tony Blair, vence as eleições gerais no Reino Unido.

1999 - União Europeia: Entra em vigor o Tratado de Amesterdão.

2003 - O Presidente dos EUA George W. Bush proclama a vitória e declara o fim das operações militares no Iraque.

2004 - A União Europeia é alargada a 25 estados-membros, com a entrada da República Checa, Eslováquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Hungria, Eslovénia, Chipre e Malta.

2007 - A manifestação do Dia do Trabalhador, em Lisboa, é pautada por vários incidentes entre manifestantes e polícia devido a divergências sobre o trajecto do protesto e a meio do percurso. Um tiro para o ar é disparado por um agente à paisana.

2011 - Osama Bin Laden é morto por militares norte-americanos, em Abbottabad, no Paquistão.

- Realiza-se, na praça de São Pedro, no Vaticano, a cerimónia de beatificação do Papa João Paulo II.

2013 - A direção política da FLEC (Frente de Libertação do Enclave de Cabinda) anuncia que formalizará no espaço de dois dias a desistência da luta armada.

Este é o centésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 244 dias para o final de 2023.

PENSAMENTO DO DIA

As coisas excelentes são raras Platão (427 a.C.), filósofo grego