Madeira

Procissão e manifestação condicionam trânsito no feriado do trabalhador

Foto DR/CMF
Foto DR/CMF

Devido à realização da procissão em honra de São Tiago Menor, Padroeiro da cidade do Funchal, que se realizará no dia 1 de Maio de 2023, feriado de segunda-feira, entre as 10h30 e as 11h30, torna-se necessário interromper a circulação rodoviária à passagem da procissão, com início na Rua do Aljube, Rua Bettencourt, Ponte do Bettencourt, Rua Dr. Fernão de Ornelas, Ponte do Mercado, Rua Brigadeiro Oudinot, Rua de Santa Maria com término junto ao Largo do Socorro.

O anúncio é feita em nota da Câmara do Funchal que salienta que fica proibido o estacionamento irregular ao longo de todo o percurso. Os encerramentos de estrada ao trânsito, durante a procissão, serão coordenados pela Polícia de Segurança Pública.

A CMF aproveita para solicitar aos condutores a melhor compreensão por eventuais incómodos causados e a colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente.

Depois da procissão a manifestação

Organizado pela União dos Sindicatos da Madeira (USAM) e sendo o "1.º de Maio uma data histórica para o MSU (Movimento Sindical Unitário) e para a Luta dos Trabalhadores, pela reivindicação de Direitos e Denúncia de atropelos por parte de Políticas Neoliberais que têm sido levadas a cabo pela maioria do patronato aliados ao poder capitalista e às sucessivas políticas de direita, impostas pelo grande capital e sucessivos governos", justifica uma nota, será realizada a habitual manifestação que, na capital madeirense, coincide muitas vezes com a procissão referida acima.

Neste sentido, a concentração será junto à Assembleia Legislativa, pelas 10h30, com saída em Manifestação pelas 11h00 sensivelmente, logo após a saída da procissão em honra a São Tiago Menor, um pouco mais acima na Sé Catedral), rumando esta comitiva de trabalhadores mobilizados pelos sindicatos até ao Jardim Municipal do Funchal, dando lugar às intervenções sindicais.

Sob o lema 'Mais Salários!'; 'Mais direitos!'; 'Melhores Pensões!'; 'Contra o Aumento do Custo de Vida!' e 'Combater a Exploração!', os manifestantes irão percorrer estas estradas, a saber: subida pela Rua António José de Almeida – Seguindo pela Rua do Aljube – Rua do Bettencourt – Ponte do Bazar do Povo – Rua 31 de Janeiro – Ponte do Bom Jesus – Rua do Marquês do Funchal – Praça do Município – Rua Câmara Pestana – Av. Zarco – Faixa Norte da Av. Arriaga. – Subindo depois a Rua de São Francisco até ao Jardim Municipal – onde terão lugar as intervenções Sindicais.