Desporto

Sporting de Braga segue imparável e pressiona adversários da frente

Foto HUGO DELGADO/LUSA
Foto HUGO DELGADO/LUSA

O Sporting de Braga venceu hoje de forma convincente o Portimonense, por 4-1, na 30.ª jornada da I Liga de futebol, ultrapassou à condição o FC Porto e colocou pressão sobre o líder Benfica.

Abel Ruiz marcou logo aos dois minutos, Iuri Medeiros fez o segundo meia hora depois, Nikaté o terceiro (38), antes de Rui Gomes reduzir (45+2) para o Portimonense e Ricardo Horta fechar as contas já na segunda parte (67).

Foi a sétima vitória nas últimas oito jornadas - mais um empate, com o FC Porto - do Sporting de Braga, que passa a somar 71 pontos e fica a apenas cinco de bater o seu recorde pontual absoluto (75, em 2017/18).

Os 'arsenalistas' ultrapassam à condição o FC Porto no segundo lugar (os portistas recebem o Boavista, no domingo) e colocam pressão sobre o Benfica, de quem distam agora apenas três pontos, sendo que o líder do campeonato defronta este sábado o Gil Vicente, em Barcelos.

Já o Portimonense, vê interrompida uma série de três jogos seguidos a somar pontos (duas vitórias e um empate) e, apesar de matematicamente a permanência ainda não estar garantida, os algarvios beneficiaram da derrota do Marítimo e têm esse objetivo praticamente assegurado.

Os bracarenses entraram a todo o gás e abriram o marcador logo aos dois minutos, com Abel Ruiz a rematar de primeira, de pé esquerdo, após uma assistência 'açucarada' de Bruma.

Pouco depois, os mesmos intervenientes -- Bruma a assistir, Abel Ruiz a finalizar -, mas desta vez o remate saiu ao lado. 

O 'vendaval' dos minhotos atordoava os algarvios, que quase sofreram o segundo, por Ricardo Horta, aos 15 minutos.

Paulo Sérgio lançou Rui Gomes para o lugar do 'amarelado' Lucas Ventura bem cedo (26 minutos), mas Bruma continuava a semear o pânico num desorientado Portimonense, que somava erros atrás de erros e, na sequência de mais um, surgiu um livre em zona perigosa e em excelente posição para Iuri Medeiros visar a baliza: 10.º golo do ala canhoto no campeonato.

Aos 35 minutos, um mau posicionamento de Niakaté permitiu a Welinton Júnior surgir na cara de Matheus, mas a tentativa de 'chapéu' ficou curta.

Seria o Sporting de Braga a aumentar o marcador com um grande cabeceamento de Niakaté, após livre lateral cobrado por André Horta (38 minutos).

A equipa da casa ainda criou mais uma ocasião, por Abel Ruiz (43 minutos), mas o Portimonense reduziu mesmo em cima do intervalo, por Rui Gomes, com a bola ainda a bater em Victor Gómez e a trair Matheus (45+2).

Al Musrati, tocado, saiu ao intervalo (entrou Racic) e o Sporting de Braga baixou o ritmo, permitindo mais posse de bola ao Portimonense. Welinton júnior, de cabeça, falhou o alvo, mas podia ter feito melhor porque não tinha oposição (66 minutos).

Um erro deitou a perder uma eventual reação mais forte dos algarvios: Niakaté recuperou a bola, galgou muitos metros e serviu Ricardo Horta que, depois de tirar um defesa do caminho, rematou para o quarto golo dos minhotos, aos 67 minutos.

O Portimonense esmoreceu, o Sporting de Braga controlou e os adeptos cantaram: "eu quero o Braga campeão".