Festa da Flor Madeira

Concerto da OCM inspirado nas flores acontece hoje no Centro de Congressos

None
Foto Arquivo

Um concerto especial numa época de flores, cor e animação. A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) volta a promover, como acontece todos os anos, o tradicional e especial Concerto da Festa da Flor hoje, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.

À OCM junta-se a voz da soprano Viktorija Miškūnaitė, num concerto que contará também com a direcção do maestro convidado, o italiano Gianluca Marcianò.

Miškūnaitė actuou com a Orquestra Clássica da Madeira em Outubro de 2022 regressando, assim, à Madeira para mais um concerto inesquecível. Esta também não é a primeira vez do maestro Gianluca Marcianò na ilha, nem tão pouco uma estreia a dirigir a OCM.

 “O público pode esperar um programa brilhante, de valor estético e artístico”, começou por explicar ao DIÁRIO o director artístico da OCM, Norberto Gomes, enaltecendo a proposta inspirada na beleza, harmonia, cor e o perfume das flores, que caracterizam este espectáculo, que se realiza há 25 anos.

É um programa escolhido propositadamente para esta época da Festa da Flor. É uma gala de ópera, onde teremos algumas áreas das obras mais famosas que existem e, todos estes temas, a soprano irá cantar em cinco línguas diferentes e, todas elas, abordam o tema da flor. Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira.

Viktorija Miškūnaitė interpretará as obras em alemão, francês, inglês, espanhol e o italiano. O repertório sinfónico será composto por Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Franz Lehar, Geronimo Gimenez, Agustín Lara, Jacques Offenbach, Guglielmi-Piaf e, ainda, de Leonard Bernstein, Frederick Loewe, Alan Jay Lerner e Ernesto De Curtis.

“Teremos algumas peças isoladas da parte da Orquestra, que será intercalado com a parte da solista”, acrescentou.

O responsável explica que o programa é tecnicamente exigente e “virtuoso” para a OCM, mas também para a solista.

Questionado sobre a necessidade de saber reinventar-se todos os anos com novos concertos para esta época, Norberto Gomes exorta que é com muita “alegria” que os cria.

Este é um tema muito abrangente e é sempre com muita alegria e entusiasmo que nos preparamos para apresentar uma proposta para esta altura, porque, por exemplo, desta vez temos uma soprano que irá apresentar estas obras, mas podemos fazer um concerto só com a Orquestra. Ou no próximo ano apresentar um concerto com um violinista, abordando o tema da natureza, da flor, dos jardins. Há imenso reportório nesse sentido. Há uma panóplia muito grande de propostas. Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira.

Acrescentou que, apesar de apresentar um concerto sob esta temática desde os anos 90, é sem dúvida algo que pretende continuar a fazer. “É um momento muito importante tanto para o público madeirense, como para o público que nos visita. A Região ter uma oferta cultural ao nível da música. É sempre uma alegria estarmos presente neste palco da Festa da Flor”.

Relativamente à procura é de realçar que a sala já se encontra praticante cheia, correndo o risco de esgotar.

Há sempre uma grande procura por parte do público tanto madeirense, como turista. É vermos a ocupação dos hotéis. Neste momento temos a sala muito bem composta, muito provavelmente irá esgotar”. Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira.

Os interessados podem ainda adquirir ingressos na Ticketline e no Centro de Congressos da Madeira a partir das 16 horas e até às 18 horas.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.

Sobre Viktorija Miškūnaitė

Viktorija Miškūnaitė estudou performance vocal na Academia de Música e teatro da Lituânia. Em 2007 foi agraciada com o Reconhecimento Honroso do Primeiro-Ministro da República da Lituânia Gediminas Kirkilas; em 2013 recebeu uma Nota de Congratulações de S. E. o Presidente da República da Lituânia Dalia Grybauskaitė; em 2015, recebeu o Prémio Opera Soloist of the Year pelo seu papel de Manon; e, em 2016, recebeu o Prémio Golden Cross of the Stage.

Sobre Gianluca Marcianò

O italiano Gianluca Marcianò tem sido cada vez mais procurado para dirigir várias Orquestras e elogiado pela Sunday Times pela sua “infalivelmente teatral e idiomática direção".

OUTROS EVENTOS REGIONAIS

- 9h00 - Muro da Esperança, no Largo do Município;

- 9h30 às 13h00 - 4.º Encontro de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira, sob o lema 'TSDT a Saúde e o Mundo', no Centro Cívico do Estreito - Câmara de Lobos;  

Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira reúnem-se

Encontro decorre nos dias 28 e 29 de Abril no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos

Marianna Pacifico , 25 Abril 2023 - 18:33

- 10h30 -  O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará na sede do Serviço Regional de Protecção Civil para a cerimónia de entrega de nove ambulâncias às corporações de bombeiros;

15h30 - Marítimo - Vitória de Guimarães, no Estádio do Marítimo;

16h30 às 19h30 - 5.ª Concentração de futebol de Veteranos +45 anos, na Choupana;    

18h00 - Feira do Livro da Ribeira Brava, com a presença do escritor Raul Minh'alma;

21h00 -  Concerto de Homenagem dos Estudantes, dos 35 anos da Universidade da Madeira, no Teatro Baltazar Dias;    

-21h30 - 71.º aniversário do Clube Naval do Funchal, com o espectáculo '‘One (Her)Man Show’, no Clube Naval do Funchal; 

EFEMÉRIDES:

Principais acontecimentos registados no dia 29 de Abril, Dia Mundial da Dança, Dia da Imunologia, Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações, Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung, Dia Internacional dos Jogos de Tabuleiro e Dia Mundial da Medicina Veterinária:

1429 - Joanne d'Arc entra na cidade de Orleães, França, reivindicando vitória sobre as forças inglesas.

1826 - D. Pedro IV de Portugal outorga a Carta Constitucional.

1944 - Morre, com 93 anos, o antigo Presidente da República Bernardino Machado.

1945 - II Guerra Mundial. Holocausto. O 7.º Exército dos EUA liberta o campo de concentração nazi de Dachau.

1947 - A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é invadida pela polícia de choque, numa tentativa de dominar os protestos dos estudantes à ditadura do Estado Novo. 

1961 - Criação da organização mundial de conservação da natureza WWF - World Wildlife Fund.

1980 - Morre, aos 80 anos, o cineasta britânico Alfred Hitchcock, realizador de "Janela Indiscreta", "O Desconhecido do Norte-Expresso", "Os Pássaros" e "Chantagem".

2011 - O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate Middleton casam-se na Abadia de Westminster, em Londres. 

2012 - O FC Barcelona é campeão europeu pela primeira vez (na primeira presença na "final four" da competição), ao vencer na final da UEFA Futsal Cup o Dínamo Moscovo por 3-1.

2015 - O relatório final da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) acentua reparos à atuação do Banco de Portugal (BdP), dizendo, por exemplo, que a intervenção da entidade foi tardia e pouco eficaz.

Este é o centésimo décimo nono dia do ano. Faltam 246 dias para o termo de 2023.

PENSAMENTO DO DIA

Só tem convicções aquele que não aprofundou nada".  E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena.