Madeira

Juventude Comunista apela à participação dos jovens nas comemorações do 1.º de Maio

None

A organização regional da Madeira da Juventude Comunista Portuguesa apela à participação de todos os jovens trabalhadores da Madeira e do Porto Santo nas comemorações do 1º de Maio. Estas terão início pelas 10h30, junto à Assembleia Legislativa da Madeira, promovidas pela USAM.

"Passados os 137 anos das lutas dos trabalhadores em Chicago pelas 8h diárias de trabalho, que veio a dar origem ao Dia Internacional do Trabalhador, prosseguiram-se anos de intensas lutas dos trabalhadores de todo o mundo, contra a exploração, por mais direitos, pela emancipação dos trabalhadores e do povo, muitas vezes sob as mais duras condições impostas pelo grande capital, lutando por uma sociedade em que o trabalho constitua a realização plena das capacidades criadoras do ser humano", refere em nota à imprensa.

A Juventude Comunista afirma ser necessário intensificar a luta e a acção reivindicativa nas empresas e nas ruas, para que se reponha e conquiste direitos. Em causa está o "brutal aumento do custo de vida, com o agravamento das condições económicas em particular para todos os jovens".

"O desenvolvimento e intensificação da luta é o factor determinante para que se possa dar passos mais significativos na resposta aos problemas e anseios que a juventude trabalhadora enfrenta, como os baixos salários e a precariedade, os horários desregulados, o bloqueio da contratação coletiva, com o alargamento do período experimental e contratos renováveis de mês a mês", refere.

Indica ainda que "os dados estatísticos mais recentes apontam para a existência de cerca de 2774 mil jovens desempregados com idades compreendidas entre 18 a 35 anos, ou seja mais de 29,3% do total dos desempregados da Região são jovens", razão pela qual apela a esta luta.