Madeira

Escolas do 1.º Ciclo não terão 'salas do futuro'

'Novas' salas apenas instaladas em todas as escolas públicas da RAM do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou, esta terça-feira, a sala do futuro da escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, no Carmo, em Câmara de Lobos.

Segundo Miguel Albuquerque, há já 26 salas do futuro instaladas nas escolas da RAM, a maior parte investimentos ao abrigo do PRR, sendo que cada instalação representa investimento a rondar os 30.000 euros. O presidente do Governo Regional esclareceu que este projecto não será ampliado com a implementação destes espaços futuristas também às escolas de 1.º ciclo.

Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.

Trata-se de um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Foram instalados nesta sala os equipamentos ‘habituais’: mobiliário flexível e adequado a actividades praticas e inovadoras; painel interactivo; impressora 3D; kits de ciências, electrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

A Escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, no Carmo, acolhe 689 alunos distribuídos por 39 turmas, desde o 2.º Ciclo ao Secundário (do 5.º ano ao 12.º ano), incluindo o Ensino Profissional e o CEF.