Madeira

Comercialização de Vinho da Madeira cresceu em quantidade e valor no 1.º trimestre

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM fez as contas à comercialização de vinho da Madeira nos primeiros três meses do ano, tendo atingido os 715,5 mil litros e gerando receitas de primeira venda de 5,3 milhões de euros. "Comparativamente ao período homólogo, registaram-se aumentos de 8,1% e 6,4% na quantidade e em valor, respetivamente", frisa a Direcção Regional de Estatística (DREM) os dados que divulga esta manhã.

"No trimestre em referência, as vendas em território nacional apresentaram uma evolução positiva face ao 1.º trimestre de 2022, quer nas quantidades (+59,5%), quer em valor (+57,5%)", garante a DREM. "Assim, a comercialização no mercado nacional atingiu os 170,2 mil litros e rendeu um valor aproximado a 1,4 milhões de euros, dos quais 122,3 mil litros e 1,0 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira. As exportações para os países da União Europeia rondaram os 329,4 mil litros, gerando uma valorização de 1,5 milhões de euros, o que representou variações homólogas de -1,0% em volume e de -5,6%, em valor. Por sua vez, as exportações para os países Terceiros ficaram-se pelos 215,9 mil litros, produzindo uma receita de 2,4 milhões de euros, traduzindo diminuições de 3,0% e 4,8%, respetivamente", resume.

Já nos países da União Europeia (UE), "destaque para o aumento das vendas para o mercado francês - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE - com variações de +14,8% e +14,0%, na quantidade e em valor, respetivamente e também no caso da Alemanha (+15,8%; +17,3%). Pela negativa, registe-se o desempenho da Bélgica, com variações de -55,8% e -26,7%, na quantidade e valor, respetivamente", acrescenta.

Por outro lado, "no mercado extracomunitário, saliência pela positiva para os Estados Unidos (+34,9% nas quantidades e +0,7% em valor) e o Reino Unido (+23,6%; +29,8%) e pela negativa o Japão (-18,4%; -6,1%) e a Suíça (-55,2%; -81,6%)", especifica os principais e tradicionais mercados.

Conclui ainda que "do total comercializado, 74,8% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 9,01 euros/litro (9,33 euros/litro no 1.º trimestre de 2022). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,70 euros/litro (o mesmo valor que no período homólogo)".