Madeira

“Área da cultura deve ser objeto de valorização constante”, afirma a JSD

None

Os jovens social-democratas, através da sua estrutura da freguesia de Santa Luzia, visitaram hoje o Museu Henrique e Francisco Franco, na Rua João de Deus. “O objectivo da iniciativa foi conhecer este espaço museológico, bem como os géneros de arte que este alberga”, revela a JSD. Relembre-se que, nas décadas de 1960 e 1970, a Câmara Municipal do Funchal foi adquirindo partes do espólio dos irmãos Franco, tendo esse processo culminado com a criação e inauguração, em 1987, do Museu Henrique e Francisco Franco nas instalações do antigo auxílio maternal.

À margem desta visita, a estrutura juvenil do PSD destaca a importância que a cultura tem na sociedade. “A valorização do património cultural é fundamental para a preservação da história e da identidade de qualquer povo. É o que torna possível manter memórias e tradições, para além de fomentar o turismo e a economia local.”

Os jovens laranjas acrescentam ainda que “num mundo em que por vezes estamos desconexos, a valorização da cultura contribui também para o enriquecimento da experiência de vida das pessoas, permitindo a exposição de diferentes formas e expressões de arte”. “A cultura é um meio de aproximação dos indivíduos e, simultaneamente, de experienciação e interpretação pessoal”, referem os jovens.

A JSD conclui o seu comunicado alertando que “a preservação do património cultural é responsabilidade de todos e este deve ser tratado como um bem coletivo a respeitar e a proteger para e pelas gerações futuras”.