Madeira

Sara Cerdas diz ser crucial que membros do Parlamento nacional e europeu se reúnam para falar de Saúde

Eurodeputada é primeira convidada para audiência da Subcomissão de Saúde Global na Assembleia da República

None

Sara Cerdas  considera "crucial" que os membros do Parlamento nacional e europeu se reúnam e troquem opiniões e sinergias para alcançar melhores resultados ao nível da saúde global. A eurodeputada madeirense foi a primeira convidada para audiência da Subcomissão de Saúde Global na Assembleia da República, com o intuito de abordar a recente Estratégia da UE sobre Saúde Global.

“A saúde é uma prioridade em Portugal, e o país é uma referência brilhante de boas práticas em muitas áreas da saúde ao nível Europeu e Mundial. Portugal foi o país com o programa de vacinação mais bem implementado durante a pandemia e isso reflecte a forma responsável das autoridades e dos profissionais de saúde para com os utentes. Comparativamente com outros países, a cobertura geográfica do nosso serviço nacional de saúde, a acessibilidade, a vacinação e a prevenção faz com que sejamos muitas vezes apontados como exemplo a seguir", refere nota à imprensa.

Na opinião da socialista, uma contínua colaboração e partilha de conhecimentos e recursos, para enfrentar os desafios globais de saúde, como pandemias, acesso à saúde e a crescente carga das doenças não transmissíveis, em colaboração com o trabalho que está a desenvolver na nova Subcomissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, da qual é coordenadora pelo grupo político do PS (S&D), “resultará no reforço da nossa posição e na melhoria da saúde em geral para todos”.

A Subcomissão de Saúde Global constituída na Assembleia da República pretende fazer um levantamento geral das questões da saúde global, “ouvindo, trabalhando em proximidade e organizando eventos públicos”.