Madeira

Natureza como cultura coloca a Madeira na linha de projecto europeu de 4 milhões

Instituto Superior Técnico faz ‘explodir’ espólio do Museu de História Natural do Funchal e ‘espalha-o’ por toda a ilha através de um projecto de gamificação

None

Conheça aqui que iniciativas marcam a agenda desta quinta-feira, 20 de Abril, neste que é o centésimo décimo dia do ano e faltam 255 dias para o termo de 2023.

O Funchal, particularmente o seu Museu de História Natural, foi um dos quatro locais da Europa seleccionados pelos mentores do projecto LoGaCulture para aplicação de um estudo de caso no âmbito do uso da tecnologia como forma de fomentar o contacto com o património cultural, através de jogos baseados em geolocalização, nos quais o utilizador tem um papel relevante na definição do desenrolar da história.

Em causa está um jogo a utilizar num telefone com reconhecimento de localização, que tem conteúdos ou interacções que só podem ser accionados em determinados locais ou em circunstâncias pré-definidas. A experiência é de realidade mista, combinando elementos do digital e do lugar real. No caso, teremos uma versão do jogo 'Pokemon Go' adaptada ao Museu de História Natural.

Museu de Histórial Natural do Funchal vai ter Pokémon Go do património cultural

O Museu de História Natural do Funchal é um dos sítios com património cultural escolhidos para aplicar o projecto LoGaculture. Com isso, o museu vai ganhar a sua própria versão do conhecido jogo 'Pokemon Go', desta feita com uma vertente cultural.

Um dos objectivos passa por impulsionar os museus a adoptarem a tecnologia para que se tornem muito maiores do que o seu espaço físico. De forma figurada, queremos ‘explodir o museu e todas as peças vai parar a todo o lado, ao redor da ilha. Isso será possível com a tecnologia. E se o utilizador for caminhar na Ponta de São Lourenço, por exemplo, vai poder constatar que as ilhas Desertas são um santuário para os lobos-marinhos e vão poder saber que encontram um destes animais em tamanho real no interior do museu. Eles vão estar a percorrer a ilha e, ao mesmo tempo, dentro do museu. E o mesmo acontecerá com a Laurissilva. Valentina Nisi, coordenadora do projecto LoGaCulture

O projecto que conta com fundos europeus, através do Programa-Quadro Horizon Europe, está orçado em quatro milhões de euros, sendo que à implementação que decorrerá na Madeira será afecta uma verba entre os 400 e os 500 mil euros, conforme apontou, ao DIÁRIO, Valentina Nisi, que reforça que, no geral, estarão envolvidas entre 25 a 30 pessoas. 

Juntam-se neste projecto parceiros de cinco países - Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Itália e Portugal – que vão procurar implementar recursos inovadores associados ao património cultural como centro das atenções, nomeadamente o ‘Avebury Stone Circle and Landscape’ (Reino Unido), a Batalha de Boyne e ‘The Hill of Tara’ (Irlanda) e o Senckenberg Research Institute e o Museu de História Natural Frankfurt, além do museu regional já apontado.

Aquilo que nós pretendemos fazer, de certa forma, é trazer o museu para fora do museu. O que os utilizadores poderão experienciar é encontrar o museu no exterior, por exemplo quando estão a andar na Laurissilva, poderemos ter algumas histórias ou jogos que os vão ligar ao museu e ajudar a compreender aquilo que estão a ver. Valentina Nisi, coordenadora do projecto LoGaCulture

A partir de hoje e durante os próximos três dias representantes das entidades envolvidas neste projecto vão reunir-se na Madeira para um primeiro encontro, conforme explicou a sua coordenadora, que é investigadora no Interactive Technologies Institute e professora no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O projecto será apresentado esta quinta-feira, pelas 10h30 horas, no Museu de História Natural do Funchal. 

Mas a agenda de hoje contempla outras iniciativas. Saiba quais: 

Política

Além das reuniões de câmara (Funchal - 9h30; Santa Cruz - 19 horas) e do Conselho de Governo, são várias as iniciativas de cariz político a terem lugar. 

Às 10h15, o JPP leva a cabo um contacto com a população junto à rotunda da Ribeira da Ponta do Sol. Rafael Nunes será o porta-voz da iniciativa. À mesma hora, mas na Assembleia Legislativa da Madeira, o CDS-PP dá uma conferência de imprensa. Estarão presentes os deputados António Lopes da Fonseca e Ana Cristina Monteiro.

Pelas 11 horas, o presidente do Governo Regional visita as novas instalações da Casa do Voluntário, na Nazaré. 

Também às 11 horas, temos a abertura oficial da edição deste ano do 'Portas Abertas 2023', que se prolonga até amanhã. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IP-RAM), que dará a conhecer a sua oferta formativa, bem como apresentará as respectivas actividades através de visitas e demonstrações nas várias oficinas e espaços de formação, permitindo aos visitantes explorarem o mundo das profissões. As visitas decorrerão entre as 9 horas e as 16h30m, no Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM) e na Escola Profissional Francisco Fernandes (EPFF). 

Uma hora e meia depois, às 12h30, no mesmo Instituto para a Qualificação, acontece a cerimónia de entrega de certificados aos jovens medalhados na 45.ª Edição do Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal. 

No âmbito das comemorações do Dia da Terra, às 11h15, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visita o primeiro percurso pedestre recomendado temático da Madeira (PR n.º 27), Glaciar do Planalto (Sítio das Pedras). O percurso, com a extensão de 8,6 km, começa na Bica da Cana, passa pelo Miradouro das Rabaças e pela Fajã Redonda e regressa à Bica da Cana. São vários os painéis informativos ao longo do trajecto que ajudam o caminhante a se inteirar melhor da riqueza geológica e histórica daquele local. 

Às 11h30, o secretário regional de Economia, Rui Barreto, apresenta o Plano de Dinamização da Madeira Parques Empresariais para a Costa Norte, ocasião que será aproveitada para dar a conhecer um novo projecto para o Parque Empresarial das Ginjas. A iniciativa terá lugar na Câmara Municipal de São Vicente. 

Pelas  14h45, será a vez do PSD-Madeira levar a cabo uma iniciativa política, desta feita junto ao cemitério do Porto da Cruz (ao lado da Ribeira do Junçal). 

Às 17h30 tem início a Expo Tropical – 6ª Mostra de Frutos e Sabores Subtropicais, um evento realizado anualmente pela Casa do Povo de Santa Maria Maior. Entre amanhã e domingo, na Praça do Povo, estarão 33 pavilhões e 20 expositores, promovendo diversos frutos subtropicais, como papaia, anonas, abacates, banana, tomate inglês, goiaba, pitanga, araçá, tabaibos, maracujá, assim como derivados – vários doces, bolos, gelados, compotas, crepes, batidos, sumos – e bebidas como licores e ponchas com os sabores dos diversos frutos subtropicais. Miguel Albuquerque presidirá à abertura oficial do certame. 

Cultura

No que respeita à cultura, os próximos dias ficam marcados pela 2.ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz, evento que tem início hoje e decorre até ao dia 25 de Abril. A promenade dos Reis Magos, no Caniço, foi o 'palco' escolhido para o evento. 

Também no mundo dos livros e da leitura, teremos a 1.ª edição do Falemos - Festival do Livro e da Leitura da Madeira, que entre hoje e sábado vai convidar quem gosta de ler a ir à Biblioteca Pública Regional, nos Álamos, para assistir a alguns conferências ou folhear algum livro. Este evento engloba iniciativas para todos os públicos, a propósito de livros, literatura e a arte de contar. Veja aqui o programa:

Às 19 horas, marque na sua agenda o espetáculo solidário musical 'Em Nome da Liberdade', que contará com a actuação de Afonso Albuquerque. A iniciativa decorrerá no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. 

Espectáculo solidário 'Em Nome da Liberdade' para apoiar famílias com crianças com cancro

Evento decorre no dia 20 de Abril no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos

Para as 17h30 está agendada a iniciativa 'Tarde de Engenharia', que decorrerá na sede da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros e terá como mote 'UPS offline - interactiva, online dupla conversão, regime IT: Guia de escolha'.

Às 18 horas, tem lugar a abertura da exposição 'Trinus', de Claúdio Garrudo, na Galeria 1425, no Hotel Saccharum. 

‘Trinus’ de Cláudio Garrudo na Galeria do MUDAS

A exposição ‘Trinus’ de Cláudio Garrudo foi inaugurada ontem na galeria do MUDAS Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Hoje tem início o ‘VivaCidade', um evento dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), que decorrerá até ao próximo sábado. Ao todo, teremos doze espectáculos de artes performativas de palco (música, teatro e dança) que irão acontecer em quatro espaços públicos da cidade: Largo do Chafariz, Mercado dos Lavradores, Praça Amarela (Praça Colombo) e Gallerias Savoy -Rua Imperatriz Dona Amélia.

Evento ‘VivaCidade’ pretende dinamizar comércio e trazer pessoas para o centro do Funchal

O ‘VivaCidade', dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), decorrerá de quinta-feira a sábado.

Para hoje estão reservadas as seguintes actuações:

17 horas - Largo do Chafariz | Teatro Bolo do Caco 'Mercado das Botas'

18 horas - Rua Imperatriz Dona Amélia | Susana Andrade (Fado)

19 horas - Mercado dos Lavradores | Spot the Difference

21 horas - Praça Amarela | Casey Dance Studio – 'Transtemporal'

Desporto

No que toca ao desporto, para hoje está agendada, às 16h45, a conferência de imprensa com os atletas de renome internacional, ditas elites, que estão na Madeira para participar na edição deste ano no MIUT. O Fórum Machico acolhe esta iniciativa. 

3 mil atletas correm no MIUT

A XIV edição do MIUT - Madeira Island Ultra-Trail, a ter lugar no dia 22 de Abril, tem 3 mil atletas inscritos sendo 2.180 masculinos e 820 femininos. Na prova de 115 quilómetros participam 995 atletas e 486 nos 85 quilómetros. Por sua vez, nos 60 quilómetros, a adesão foi de 131 femininos e 290 nos masculinos. Ainda nos 42 quilómetros, a distância será cumprida pelos 669 atletas de ambos os sexos. Por fim, na distância dos 16 quilómetros, estão inscritas 220 mulheres e 194 homens, divulgou esta tarde a organização a Clube de Montanha do Funchal.

Ao longo dos anos houve muitas outros acontecimentos ou efemérides que marcaram este dia 20 de Abril

1889 - Nasce o ditador alemão Adolf Hitler, em Braunau am Inn, Austria

1902 - O casal francês Pierre e Marie Curie isolam o elemento rádio.

1911 - Culminam as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.

1970 - O Presidente dos EUA, Richard Nixon, anuncia a retirada de 150 mil soldados norte-americanos do Vietname.

1987 - A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a Maratona de Boston.

1989 - Centenas de estudantes chineses começam a manifestação na Praça de Tiananmen em Pequim.

2004 - A operação Apito Dourado conduz à detenção dos presidentes da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, do Conselho de Arbitragem, Pinto de Sousa, e do Gondomar SC, José Luís Oliveira, além de outras 13 pessoas.

2009 - Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.

2017 - O Papa Francisco anuncia a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta a 13 de Maio, no centenário das "aparições", em 1917.

2018 - A agência de notação financeira DBRS melhora o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável.

2020 - Covid-19: Têm início as aulas de apoio para cerca de 850 mil alunos do ensino básico através do canal televisivo RTP Memória, num espaço designado por #EstudoEmCasa. As aulas decorrem entre as 9 horas e as 17h30 e contam com a participação de 112 docentes.