Continuam os ataques de Lisboa contra os Madeirenses

Claramente a “reboque” do Partido Socialista local, o Diário de Notícias de Lisboa trouxe, na edição desta segunda-feira, dia 20 de março, uma lista, curiosamente, “inventada” – isso sim – por alguns iluminados socialistas de divã, que nada mais fazem do que lançar estas manobras de diversão, a coberto de uma imprensa dócil aos socialistas de cá e de lá.

Na ausência de projetos para a Madeira, resolvem atacar os investimentos que o Governo Regional, em boa hora, concretizou a bem das populações que serve. Veja-se o exemplo flagrante da Casa das Mudas, uma infraestrutura que já foi reconhecida, inclusive internacionalmente, pela qualidade e condições que aquele espaço oferece e das exposições que tem vindo a oferecer ao público.

A comprovar isso mesmo estão as várias referências na imprensa internacional sobre este espaço que foi assinado pelo arquiteto Paulo David e que o fizeram conquistar algumas distinções nacionais e internacionais.

Porém, para os socialistas cá do sítio, aquilo não serve. O que eles queriam, à boa maneira centralista e anti-autonomista, era que a Cultura fosse apenas para alguns, provavelmente, circunscrita a Lisboa e arredores e o resto alimentar-se-iam com as migalhas e as sobras culturais.

Ainda na área da cultura e do Lazer, apontam também o Parque Temático da Madeira que, diariamente, constitui mais um atrativo para imensos turistas, mas também muitos madeirenses, sobretudo ao fim-de-semana. Um espaço moderno e agradável, onde se recriam muitas das tradições e aspetos etnográficos madeirenses. Só por pura ignorância se poderá classificar esta como uma “obra inventada”.

Mas, não foram apenas os investimentos na área da cultura e do lazer que eles decidiram colocar na lista inventada pelos socialistas. Falam também, na área da atividade económica, nos parques empresariais, que empregam, neste momento, de forma direta, cerca de 1.400 pessoas, ao serviço das mais de 200 empresas que estão instaladas nestes espaços.

Curiosamente, a este propósito, o que eles deveriam falar e não falam é no Parque Empresarial da Ponta do Sol, na freguesia dos Canhas. Esse sim, está fechado. E aproveitavam para explicar que essa situação só acontece por birra política da senhora presidente da Câmara Municipal daquela localidade, também ela do Partido Socialista.

Em vez disso, a senhora presidente do partido dos iluminados socialistas, prefere que as pequenas e médias unidades industriais, pequenos negócios e oficinas estejam dispersos pela freguesia e pelo concelho, alguns das quais a funcionar não nas melhores condições.

Ainda assim, e mesmo sem a ajuda do PS, os parques industriais da Região registam, neste momento, uma taxa de ocupação próxima dos 70%, havendo mesmo, em alguns casos, necessidade de ampliação do espaço dos parques.

Em suma, ninguém tem dúvidas de que, em milhares de obras realizadas pelo Governo Regional ao longo do período da autonomia, haverá, com toda a certeza, algumas obras que não correram tão bem como seria expectável. Porém, isso já foi reconhecido, publicamente, por vários membros do Governo Regional e em diferentes momentos.

O que não está certo é fazerem crer que tudo o que foi feito pelo governo foi mal feito. Isso não podemos aceitar. E os madeirenses e porto-santenses sabem disso, porque muitos deles desfrutam ou já desfrutaram, beneficiam ou já beneficiaram desses investimentos que foram feitos por toda a Região, na Madeira e no Porto Santo.

Não tenho dúvidas de que todos os investimentos realizados procuram ir ao encontro das populações e procuram corresponder às suas expectativas e anseios. A ideia de que o governo anda a atirar dinheiro pela janela fora e a beneficiar empresários só interessa a quem, como o PS, não quer mudar nada.Em mais de 40 anos, mudaram apenas de sede: passaram da Rua do Surdo para a Rua das Murças.

O resto mantém-se inalterado. Andam apenas à procura de palco com cenas dignas do teatro-fantoche para entreter os media. Não passarão!

Camacho Basilio