Madeira

Cooperativa Liberdade (Jardim da Serra) lança sidra biológica

Colheita de 2021 rendeu 825 litros de sidra

None
Foto OD

Foi esta tarde apresentada a primeira sidra biológica ‘made in’ Jardim da Serra. O lançamento do novo produto com a marca da Cooperativa Liberdade, com sede no centro da freguesia do Jardim da Serra, foi apadrinhado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que esta tarde visitou a Quinta Leonor, localizada no sítio do Luzirão, na freguesia serrana de Câmara de Lobos.

Actualmente gerida pelo ex-professor Manuel Neto, primeiro Presidente da Junta de Freguesia e um dos responsáveis pela criação da freguesia do Jardim da Serra, localidade outrora anexada ao Estreito de Câmara de Lobos, foi o próprio a dar conta que as 1.100 garrafas (0,75 cl) de ‘Sidra Cop Bio’ é o resultado de produção realizada em 2022 com os “cerca de 1500 quilos” de 15 variedades de maçã biológica, da colheita de 2021, enviada para a Sidraria de Santo António da Serra.

Parte da maçã usada nesta produção, juntamente com o fruto adquirido a quatro produtores locais, é proveniente do Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal (CDISA), uma área de cerca de cinco mil metros quadrados que tem sido utilizada para preservar e propagar variedades de árvore de fruto regionais, nomeadamente macieiras.

Manuel Neto esclarece que o ano de 2021 foi de grande produção em quantidade, “mas a qualidade foi bastante boa”. Entretanto já há uma nova colheita preparada para ser transformada em sidra, a ser produzida ainda este ano.