Madeira

Erasmus+ leva alunos e professores da 'Gonçalves Zarco' à Turquia

None

Quatro alunos e dois professores da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) estiveram, na última semana (20 a 25 de Fevereiro), na cidade de Manisa, na Turquia, no âmbito do programa europeu Erasmus+ e de um projecto intitulado 'Human Rights Education'.

Nesta mobilidade participaram ainda docentes e discentes da Croácia, Eslováquia, Espanha, Roménia e, naturalmente, da Turquia.

"Esta foi uma excelente oportunidade para todos os participantes conhecerem um pouco melhor a história, a cultura e vários aspectos que marcam a identidade de cada um dos países participantes", explica nota enviada pelo estabelecimento de ensino.

Esta viagem permitiu igualmente conhecer alguns dos locais mais emblemáticos daquele país.

Apesar da Turquia ter sido recentemente devastada por um sismo, estes jovens e professores estiveram a mais de 1.000 quilômetros da região devastada, pelo que a sua segurança nunca esteve em causa.

Desta viagem, todos os participantes recolheram valiosas experiências e aprendizagens, mas o que mais salientaram foi a generosidade das pessoas. Este tipo de projectos reforça os valores europeus de liberdade, igualdade, solidariedade, mas ao mesmo tempo abre espaço para a afirmação da diversidade de cada povo.