Lisboa sob a ameaça sísmica

Esta minha crónica até dará ideia de que me encontro possuído de alarmismo. Mas não é o caso. Pois que quando os políticos portugueses garantem qualquer coisa já se sabe que nada está garantido. E ontem veio a lume mais uma garantia de autoridade: “Lisboa está preparada para enfrentar uma calamidade sísmica”.

Assim, e aos cidadãos que acreditam nas garantias governamentais, se lisboetas, podem dormir descansados…

Eu, que não sou lisboeta, não me sinto embalado pela afirmação a que reporta esta crónica. Digo mesmo que ela me deixou muito preocupado. Por ser sinal de que estamos num estado de impreparação generalizada.

E haver em Lisboa uma ocorrência sísmica de grande envergadura é um risco enorme que deveria suscitar os maiores cuidados de prevenção. Tenha-se presente o terramoto de 1755.

Nalguns sectores, de vez em quando, afloram indícios de que essa ameaça está latente e haverá a impressão de que em Lisboa, numa imprecisa data, acontecerá um fenómeno sísmico. E com a agravante hipótese de que ele será devastador. Dado que a cidade alfacinha se situa numa zona de fissura tectónica e não se encontra prevenida de básicos instrumentos de prevenção e de actuação eficaz em tal circunstância. Haja em vista o que acontece quando chove com alguma intensidade.

Brasilino Godinho