Madeira

'Confiança' pede solução para trotinetes abandonadas em espaços públicos

Coligação vai apresentar um Regulamento para Mobilidade Suave

None

A coligação Confiança pretende que seja criada uma solução para as várias trotinetes que têm sido abandonadas em espaços públicos, "criando situações de conflito na mobilidade urbana e até sendo abandonadas em jardins municipais".

Num comunicado enviado à imprensa, a equipa lembra que, em Setembro, "o vereador responsável pela mobilidade na Câmara Municipal do Funchal, descartou as suas responsabilidades no licenciamento das trotinetes, afirmando que a edilidade estaria a planear um concurso público para concessão desta actividade para, após constatar os continuados abusos, ameaçar multar a ocupação indevida do espaço público".

No entanto, até agora nada foi feito. "Recorde-se que, de acordo com dados do INEM  “em cada três feridos resultantes de acidentes com trotinetes, bicicletas ou skates, um deles fica ferido com gravidade”. 

"Urge resolver o problema das trotinetes abandonadas nos passeios e, face à continuada actuação negligente por parte do executivo PSD nesta matéria, a Confiança irá apresentar, a exemplo do que foi feito noutras cidades do país, um Regulamento para Mobilidade Suave, que estabeleça locais de estacionamento obrigatório, limites de velocidade, coimas pela ocupação indevida do espaço público e limites ao número de trotinetes", refere a coligação.

A vereadora Claúdia Dias Ferreira refere que "passado meio ano desde que o executivo PSD na Câmara Municipal do Funchal prometeu lidar com este problema, verificamos que os mesmos deixaram este dossier abandonado à sua sorte, sem fiscalização, sem regulamentação e sem licenciamento da actividade". "É importante que o Município trabalhe em conjunto com as empresas de trotinetes eléctricas e envolva toda a comunidade para encontrar soluções viáveis que garantam a segurança de todos os que a pé se deslocam na cidade do Funchal. ”, defende a autarca.