Madeira

'Confiança' acusa CMF de não acautelar limpeza do Funchal que se está a tornar numa "selva"

None
Foto Coligação 'Confiança'

Os autarcas eleitos pela coligação 'Confiança' emitiram um comunicado esta sexta-feira para alertar a Câmara Municipal do Funchal (CMF) para a "prolongada falta de limpeza que se assiste, sendo notória e evidente um pouco por todo o concelho do Funchal". Dizem que são muitos os arruamentos, veredas e becos, particularmente nas freguesias de Santo António, São Pedro, São Martinho, Santa Luzia e São Gonçalo que vão "sendo abafados por um manto de vegetação, acumulando lixo e criando situações de insalubridade".

A Câmara Municipal do Funchal tem nas suas atribuições, nomeadamente na Divisão de Limpeza Urbana, a responsabilidade de garantir a varredura e limpeza do espaço público, a lavagem e desinfecção de pontos de insalubridade, passeios, praças e outros espaços públicos, assegurar a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, assim como da monda de bermas e ainda assegurar o controlo integrado de pragas urbanas e espécies nocivas e outras acções de salvaguarda da saúde pública, no âmbito da higiene urbana. Recorde-se que, ao abrigo da transferência de competências, as juntas de freguesia recebem, por contrato interadministrativos com o município, 375 mil euros anuais para promover a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros a seu cuidado. Coligação 'Confiança'

A oposição diz que, "quando são aplicados tantos recursos dos funchalenses nesta área, não é admissível que a cidade esteja votada ao abandono e transformada numa selva urbana pela incúria dos actuais executivos do PSD que, com o foco na propaganda, vão deixando o Funchal deslizar para patamares de negligência nunca vistos".

A 'Confiança' diz que vai pedir, nos respectivos órgãos autárquicos, que seja cumprida a "missão primária da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia", em manter uma "cidade asseada, apresentável, segura e saudável, que seja um orgulho para quem cá vive e granjeando o reconhecimento de quem nos visita".