Madeira

Fino traça meta: "Até de 2025 atingir 50% de energia eléctrica através de fontes renováveis"

None

Continua a ser meta do Governo Regional cumprir até 2025, “50% de produção de energia eléctrica através de fontes renováveis”. 

A ambição foi esta manhã manifestada pelo secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas que visitou três frentes da obra de remodelação da central hidroeléctrica da Serra de Água inteirando-se do andamento e evolução dos trabalhos da empreitada adjudicada por 15,4 milhões de euros, o que faz desta obra ser uma referência a nível nacional na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Durante vários dias do ano conseguimos atingir um quota considerável porque temos potência instalada, mas o desafio que se coloca é mantermos uma estabilidade nessa produção”, reafirmou o governante que a seu lado tinha o presidente da ‘eléctrica’ madeirense, Francisco Taboada. 

Pedro Fino considera que este investimento vem na sequência do objectivo traçado muito antes de se pensar no PRR justamente por permitir “potenciar o encaixe de mais energia renovável, garante estabilidade e segurança à rede que é fundamental”, reforçou, no entanto com as verbas disponíveis só veio acelerar o projecto.

A Central Hidroeléctrica foi a primeira do género a ser construída na Região, inaugurada a 3 de Maio de 1953 tendo produzido nos 70 anos de actividade cerca de mil GWH de energia.