Madeira

Nova requalificação de fachadas no Bairro da Nazaré arranca em Março

Pedro Fino e Pedro Calado visitaram obras já concluídas naquele complexo habitacional

None

O Governo Regional e a CMF visitaram, na manhã de hoje, um conjunto de obras de requalificação do Bairro da Nazaré, recentemente concluídas. A visita conjunta, protagonizada por Pedro Fino, secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, que tutela a IHM, e por Pedro Calado, presidente da CMF, foi explicada pelo “trabalho em equipa”, que as instituições desenvolvem. Um facto, primeiro, relevado pelo governante e, depois, pelo autarca.

Como explicou Pedro Fino, as obras agora concluídas e apresentadas à comunicação social, ascenderam a 271 mil euros e incluíram a requalificação de uma pequena praça, coma criação de 54 lugares de estacionamento, incluídos também nos realinhamentos da estrada junto ao Tourigalo, e uma rampa, entre as Ruas da Venezuela e da Austrália.

Também recentemente, foi requalificado um espaço desportivo, junto aos conhecidos campos do bairro, destinado à prática de Madeirabol, que custou 80 mil euros.

Pedro Fino também garantiu que, em princípio, em Março, deve arrancar mais uma fase de requalificação, neste caso, de fachadas exteriores. Algumas delas são de edifícios já privados, por as fracções terem sido adquiridas pelos residentes.

É necessário sensibilizar e criar condomínios

Questionados sobre a intervenção pública em habitações privadas, Pedro Fino disse que se tratava de dar segurança aos espaços públicos e, em conjunto com Pedro Calado, reconheceu que é necessário criar condomínios, que se mantenham no tempo e que promovam a assumpção de responsabilidades, pela manutenção, por parte dos condóminos.

Os dois, com destaque para Pedro Calado, explicaram que se trata de um trabalho de mudança cultural, de alteração de mentalidades, de pessoas que, durante muitos anos, se habituaram a não pagar pela manutenção, às vezes, nem da renda. Mas esse trabalho, garantiram, vem a ser desenvolvido, tanto pelo Governo Regional/IHM, como pela CMF.

Pedro Fino aproveitou o momento para lembrar a actuação do Governo Regional na área da habitação, que tem sido destinada, ao que afirmou, a todas as áreas e grupos sociais. “Estamos a implementar também programas de apoio habitacional, como apoio à renda, apoio à aquisição, mas também à reabilitação de habitações próprias e permanentes. Também, recentemente, ciámos o programa Reequilibrar, de apoio à prestação bancária para créditos à habitação (…). É um trabalho continuo abrangendo todos as áreas da habitação e estratos sociais com carência habitacional.”

Na mesma ocasião, Pedro Calado explicou qual tem sido a parte da CMF, na recuperação do Bairro da Nazaré. “O investimento da CMF passa muito pelo arranjo das ilhas ecológicas (…), pela colocação de luminárias, que progressivamente são substituídas por LED, pelas limpezas, pelos arranjos dos jardins, pela sensibilização das pessoas (…), melhorando a qualidade de vida da população.”