Madeira

"O combate à corrupção é uma responsabilidade de cada um de nós"

None

A comissão coordenadora da Iniciativa Liberal-Madeira alertou esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, para os impactos da corrupção, defendendo a importância de combatê-la. 

"O combate à corrupção é uma responsabilidade de cada um de nós, é uma responsabilidade social das empresas e das organizações, é uma obrigação do Estado. É um dever de cidadania", destacou o partido em nota emitida. 

A Iniciativa Liberal-Madeira, presidida por Nuno Morna, aponta que "a corrupção impede o desenvolvimento político, económico e social de um país ou região", lamentando que na Região "pouco ou nada foi feito até hoje no combate a este flagelo que leva a que muitos se desinteressem da participação política", lembrando que as taxas de abstenção "são claros indicadores disso".

São três os vectores mais importantes no combate à corrupção: o Estado de direito, a criação de condições para uma maior qualidade de vida e o desenvolvimento social. A criação de códigos de exigência que apelem ao interesse, a abertura e a transparência, a imparcialidade, o servir o interesse público, a responsabilidade e a prestação de contas, são essenciais para que a percepção de corrupção que a maioria dos cidadãos tem seja atenuada e, com o tempo, desapareça.  Iniciativa Liberal-Madeira