Desporto

Sporting visita Dinamarca para tentar apagar imagem pálida da primeira mão

None
Foto PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

O Sporting tenta na quinta-feira qualificar-se para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na visita ao Midtjylland, após um 'pálido' empate na primeira mão do play-off de acesso a essa fase.

Na primeira mão, em Alvalade, o capitão Coates voltou a ser o 'salvador' do Sporting, ao garantir o empate a um golo, aos 90+4 minutos, depois de Ashour (77) ter dado vantagem aos dinamarqueses, que faziam o primeiro o jogo oficial desde meados de novembro.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, o golo marcado em Alvalade não dá vantagem aos dinamarqueses, pelo que o encontro de Herning vai ser totalmente decisivo.

Os comandados Rúben Amorim chegam à Dinamarca depois de regressarem aos triunfos, ao vencer em casa do Desportivo de Chaves (3-2), tal como o Midtjylland, que goleou o Vyborg (4-0), somando uma vitória cinco jogos depois da última.

Para o encontro da Dinamarca, o treinador dos 'leões' tem a equipa praticamente na máxima força, depois de ter recuperado o japonês Morita, que regressou em Chaves.

Os 'leões' estão pressionados para este encontro, uma vez que este é praticamente o único objetivo da equipa até final da temporada, depois de ter 'caído' na Taça de Portugal, perdido a final da Taça da Liga e estar muito longe dos primeiros lugares da I Liga.

O Midtjylland também se apresenta a um nível muito inferior ao da época passada, em que lutou pelo título até à última jornada, ocupando a quarta posição na Liga dinamarquesa, já a 10 pontos do líder Nordsjaelland.

Finalista da Taça UEFA - antiga denominação da Liga Europa - em 2004/05, o Sporting 'caiu' nos 16 avos de final nas duas últimas vezes que esteve na fase a eliminar da segunda prova europeia de clubes, em 2018/19 e 2019/20.

O Midtjylland tenta chegar pela primeira vez aos oitavos de final da Liga Europa, depois de, no início da época, ter perdido com o Benfica na terceira pré-eliminatória da 'Champions'.

Na única visita ao terreno do Midtjylland, o Sporting conseguiu uma vitória confortável, por 3-0, antes de vencer em casa por 3-2, na primeira ronda da Taça UEFA de 2001/02.

No embate de maior cartaz, Manchester United e FC Barcelona defrontam-se em Inglaterra, depois de um empolgante 2-2 em casa dos catalães, que não podem contar com dois dos seus mais influentes jogadores, os jovens médios Gavi (castigado) e Pedri (lesionado).

No lado dos 'red devils', o treinador Erik ten Hag também tem algumas baixas, mas já pode contar com Lisandro Martínez, num 'onze' que deverá ter o português Bruno Fernandes, sendo menos provável a titularidade de Diogo Dalot.

A Roma, treinada por José Mourinho e que deve ter Rui Patrício na baliza, entra em desvantagem na quinta-feira, quando receber em casa o Salzburgo, que venceu na Áustria, por 1-0.

O Sevilha, recordista de títulos na prova, tem praticamente assegurada a presença nos oitavos de final, depois de vencer em casa o PSV Eindhoven, de Fábio Silva, por 3-0.

Habituados a estar na Liga dos Campeões, a Juventus e o Ajax, antigos campeões europeus, não conseguiram melhor do que empates caseiros com Nantes (1-1) e Union Berlim (0-0), respetivamente.