Madeira

Bloco de Esquerda contra suspensão do PDM na Zona da Praia Formosa

None

O grupo do Bloco de Esquerda Madeira (BE-M) na Assembleia Municipal do Funchal esteve, esta manhã, na Praia Formosa, para manifestar-se contra a suspensão do Plano Director Municipal (PDM) na Zona da Praia Formosa.

“Aquilo que tem sido veiculado recentemente é que prepara-se a suspensão do PDM para a realização de um Plano de Pormenor para esta zona para a construção de apartamentos. Fala-se em algumas centenas de apartamentos que vão descaracterizar toda essa zona", expôs o porta voz da iniciativa, Egídio Fernandes.

O deputado municipal do BE-M recorda que o PDM – que ainda está em vigor –previa que "se reservasse esta zona para espaços verdes, de lazer, para a família, o desporto, para os jovens e menos jovens", que a dita alteração "não vai servir o propósito que esta deveria contemplar a cidade do Funchal, para os funchalenses e para todos aqueles que nos visitam".

Egídio Fernandes nota ainda que "segundo consta, os promotores já se preparam para aqui colocar o ‘stand’ de vendas de apartamentos, quando ainda não foi suspenso este PDM para a realização do Plano de Pormenor", pelo que o Bloco vê com desagrado o regresso "a alguns tiques do passado que não abonam em nada o executivo camarário".

"Ficamos, cada vez mais, com a certeza de que estas suspensões do PDM são para servir interesses privados e nós estamos contra esta posição clara por parte do executivo camarário", critica o bloquista, que promete fazer "tudo o que estiver ao alcance" do partido para impedir a suspensão do PDM para a realização do Plano de Pormenor na zona da Praia Formosa, no âmbito da Assembleia Municipal, seja através de voto de protesto ou de proposta de recomendação.

"Como sabemos, quer no executivo camarário, quer na Assembleia Municipal, o voto é sempre da maioria, que está do lado do executivo [PSD/CDS]", lamenta o deputado municipal do BE, que ainda assim quer "alertar a população para aquilo que está a acontecer".