Madeira

Microplásticos encontrados em sete praias da Madeira

Praias do Seixal e da Maiata, na Madeira, e das Docas, no Porto Santo, são aquelas onde tem sido identificada uma maior concentração destes resíduos

Foram recolhidas amostras em sete praias da Madeira e do Porto Santo. 
Foram recolhidas amostras em sete praias da Madeira e do Porto Santo. , Foto: MARE-Madeira/DR

Saiba que iniciativas integram a agenda desta quinta-feira, 9 de Fevereiro, quadragésimo dia do ano, quando faltam 325 dias para o termo de 2023.

Em todas as sete praias da Madeira e do Porto Santo que integram o projeto  IMPLAMAC – ‘Avaliação do impacto dos microplásticos e poluentes emergentes nas costas da Macaronésia’ têm sido encontradas pequenas partículas de plástico que diminuem a qualidade dos ecossistemas marinhos onde existem e podem afectar o quotidiano e a seguranças das pessoas que utilizam estes espaços.

Os resultados preliminares deste projecto financiado pelo FEDER, ao abrigo do Interreg-MAC, serão dados a conhecer esta quinta-feira, pelas 10 horas, no Colégio dos Jesuítas, numa cerimónia que contará com a presença de Teófilo Cunha, secretário regional com a pasta do mar e das pescas.

Em jeito de antevisão e para percebermos o impacto que estas partículas que variam de tamanho entre 1 e 5 milímetros podem ter, o DIÁRIO falou com Soledad Alvarez, investigadora ligada ao MARE-Madeira e à Arditi que tem estado encarregue da recolha e tratamento das amostras feitas em sete praias de areia seleccionadas na Madeira.

“Aqui na Madeira fizemos a amostragem de microplásticos em sete praias do arquipélago, quatro delas na Madeira e outras três no Porto Santo”, começou por esclarecer, apontado que foram seleccionadas as praias do Seixal (no Seixal), Formosa (em São Martinho - Funchal), da Maiata (Porto da Cruz) e da Prainha (Caniçal). Na ‘Ilha Dourada’ foram escolhidas as praias da Calheta, da Vila e das Docas (junto ao Porto de Abrigo). Em todas elas foram encontrados microplástiscos, ainda assim, “não grandes concentrações, se comparados com outras praias da Macaronésia”.

Instada a indicar as praias da Região onde poderá ser apontada alguma acumulação destas pequenas partículas, Soledad Alvarez refere as praias do Seixal, da Maiata e das Docas, esta última no Porto Santo, como as que apresentam os piores resultados.

A investigadora procura não ser alarmista, embora não esconda que este é um problema que também afecta a Região, à semelhança do que acontece em todos os pontos do globo. Os mricroplásticos “são omnipresentes, estão em todos os ambientes”, citando, inclusive, estudos e evidências que apontam para a presença destas micropartículas no corpo humano, nomeadamente nas fezes, nos pulmões, no sangue ou nas placentas.

Nos ambientes marinhos, um dos maiores problemas, é estes pequenos pedaços de plástico serem confundidos com alimento pelos diferentes organismos, nomeadamente peixes, considerando-os ‘fast-food’ de acesso simples e facilitado, podendo, por esta via, entrar na cadeia alimentar humana, como apontam alguns trabalhos científicos.

A causa deste problema está mais do que identificada e Soledad Alvarez resume-a na “produção de plástico a nível mundial”, salientado que “a cada ano é produzida uma maior quantidade de plástico”, sendo este um elemento presente no nosso dia-a-dia, em praticamente em todos os produtos que utilizamos. E o uso dado aos plásticos, com uma vida útil curta, não contribui favoravelmente para a minimização do impacto da produção, agravando a situação.

Pese embora este cenário ‘negro’, a investigadora considera que a “batalha não está perdida” e mesmo não sendo possível minimizar os impactos, está ao nosso alcance não deixar o problema agravar-se. “Teremos de fazer um grande esforço”, reconhece, começando pela redução da quantidade de plástico produzido.

Embora já exista legislação europeia e nacional que condicionem a utilização de determinados tipos de plástico, “há ainda muito mais a fazer”, considera.

E face aos dados já reunidos no âmbito deste projecto, que teve início em Julho de 2020, Soledad Alvarez vê pertinência na continuidade de monitorizações deste género, de modo a dar seguimento e poder definir um padrão de evolução, aferindo que tipo de partículas estarão em causa.

A equipa de trabalho, que inclui investigadores dos quatro arquipélagos da Macaronésia, tem procurado criar um observatório que possa gerar dados quantitativos e qualitativos sobre o impacto dos microplásticos e diferentes poluentes nas praias das diferentes regiões.

O levantamento tem sido feito nas areias e águas de 46 praias da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, num programa que já inclui, até ao momento mais de 400 amostragens e quase 4.000 amostras analisadas.

No âmbito do mesmo projecto, tem sido, também, avaliada a incidência de microplásticos em alguns tipos de peixes e o seu efeito nas cadeias alimentares e nos ecossistemas, tendo sido analisados, até o momento, 800 espécimes.

Conforme nota Soledad Alvarez, os trabalhos realizados têm permitido um melhor conhecimento público sobre a poluição plástica, incluindo a sensibilização da população, nomeadamente através de acções de divulgação, formação e educação ambiental sobre os espaços marinhos dos quatro arquipélagos.

Mas a agenda desta quinta-feira conta com outras iniciativas, das quais deixamos aqui uma selecção:

Às 9 horas tem lugar a entrega de tablets com manuais digitais aos alunos do primeiro ano dos Cursos Profissionais de Instrumentista, Instrumentista de Jazz, Intérprete de Dança Contemporânea e Artes do Espetáculo – Interpretação e Animação 2D/3D, do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.

Meia hora depois, às 9h30, os secretários regionais com as pastas da Saúde e Protecção Civil e Equipamentos e Infraestruturas visitam as obras levadas a cabo pelo Governo Regional na Ribeira da Serra de Água.

Às 9h45, tem início, na Escola Básica e Secundária Jaime Moniz, a conferência ‘Ética e Inteligência Artificia’, que conatará com a presença do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás

Esta quinta-feira iniciam-se as celebrações carnavalescas na Madeira, com a ‘Quinta-feira das Comadres’, em Santana, às 19h30, inserida que está na tradicional Festa dos Compadres, que este ano conta com iniciativas a partir de hoje e até dia 16 de Fevereiro, com a ‘Quinta-feira dos Compadres’. Mas antes disso, no próximo domingo temos um dos momentos altos destas celebrações, com o julgamento/sentença dos compadres.

Mas este dia fica, também, marcado pela primeira reunião, na Assembleia Legislativa da Madeira, da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre ‘O favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional’. Miguel Albuquerque vai ter de que “obras inventadas” estaria a falar Sérgio Marques, antigo membro do Governo Regional, ainda no tempo de Alberto João Jardim. O início dos trabalhos está agendado para as 15 horas, devendo ser um assunto que  e se explicar aos deputados , p/ Presidente do Governo Regional vai acompanhar toda esta jornada informativa.

Mais logo, pelas 17h30, há jogo no Estádio do Bom Fim entre o Nacional e o Casa Pia, numa partida a contar para a Taça de Portugal.

Também no desporto, mas meia hora depois, às 18 horas, avança a 2.ª edição do evento ‘Atlântico Padel Tour’,  até 11 de Fevereiro, organizado e promovido pelo DIÁRIO.

Já no início da noite, pelas 21h30, o REID´s Palace recebe um concerto do ‘Quarteto de Flauta’.

Saiba que efemérides marcam esta quinta-feira: 

1961 - Primeiro concerto dos Beatles no Cavern, em Liverpool.

1969 - O primeiro avião de passageiros "Wide body" do mundo, alcunhado Jumbo, voa pela primeira vez e torna as viagens aéreas acessíveis a milhões de pessoas.

1973 - A República Democrática Alemã é reconhecida pela França e o Reino Unido.

1975 - Reforma Agrária. Realiza-se a Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, em Évora, que clama a "liquidação dos latifúndios" e a entrega da "terra a quem a trabalha".

2010 - O Parlamento Europeu aprova a nova equipa da Comissão Europeia liderada por José Manuel Durão Barroso.

2020 - O número de mortes pelo novo coronavírus na China supera as mortes por SARS, Síndrome Respiratório Agudo Severo, de 2002-2003, com 811 mortes.

Pensamento do dia:

"Uma discussão onde todos os intervenientes estejam absolutamente de acordo é uma discussão perdida". Albert Einstein (1879-1955), cientista norte-americano de origem alemã, Prémio Nobel da Física.