Madeira

Milhares de pessoas aguardam pelo regresso do Cortejo de Carnaval da Madeira

None Ver Galeria

Já é bastante intenso o movimento de pessoas que percorrem a baixa funchalense, neste dia que marca o regresso em força do ‘Cortejo de Carnaval da Madeira’, que é considerado um dos maiores cartazes turísticos da Região.

A faltar poucos minutos para o arranque dos ritmos e batucadas típicas desta festa, o samba já começa a ecoar, com os derradeiros preparativos dos foliões, nas principais artérias que vão acolher o desfile alegórico, saltando à vista a notória felicidade estampada no rosto de todos, que voltam assim a ter oportunidade para usufruir desta festa, que se viu privada, devido à pandemia de covid-19, de trazer para a rua toda a sua alegria, imaginação, criatividade e folia.

Com São Pedro a colaborar, proporcionando as condições meteorológicas favoráveis à animação, miúdos e graúdos, locais e turistas, vestidos a preceito com os adereços alusivos da época, vão aproveitando também este período de espera para degustar as típicas iguarias desta festa, como são as malassadas e os sonhos, demonstrando assim que o Carnaval madeirense vai voltar a brilhar.

Sob o tema 'Madeira, Alegria e Folia', os 1.500 participantes das 12 trupes vão percorrer o mesmo trajecto de outros anos, partindo, pelas 20 horas, da Rotunda Harvey Foster e seguindo pela Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), até terminarem na Praça da Autonomia.

Ordem e temas dos grupos no Cortejo Alegórico 2023:

'Alegria, Cor e Folia' - João Egídio Rodrigues;

'Cariocas no Paraíso com Magias' - Os Cariocas - Associação Cultural e Recreativa, Escola de Samba;

'Tropicália' - Escola de Samba Caneca Furada;

'La Joie de Vivre - A Alegria de Viver' - Associação de Animação Geringonça;

'True Blue' - Associação Animad;

'Vem à Diversão' - Associação Musical, Cultural e Recreativa e Coro de Câmara de Lobos (Turma do Funil);

'A Magia dos Orixás' - Associação Cultural Império da Ilha;

'Cintilante' - Associação Fitness Team;

'Celebration' - Sorrisos de Fantasia;

'Boas vindas para a folia, aqui é só Alegria' - Tramas e Enredos - Associação;

'Baila que baila' - Associação da Batucada da Madeira;

'O Amor entre o Sol e a Lua' - Associação Palco D'Emoções - Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Escola de Samba;