Madeira

PSD considera que respostas sociais são abrangentes e adequadas

None

Através de uma nota enviada à comunicação social, o grupo parlamentar do PSD considera que a Madeira "possui um conjunto alargado e diversificado de respostas sociais, nas diferentes valências, seja no apoio à infância e juventude, família e comunidade, seja na deficiência e idosos".

Este foi um tema debatido num workshop realizado pelo Grupo Parlamentar do PSD, na Unidade de Alzheimer, no âmbito das jornadas locais, promovidas no concelho da Ribeira Brava e que teve por oradores Micaela Feitas, presidente do Instituto da Segurança Social da Madeira, o Padre Bernardino Trindade, presidente do Centro Social e Paroquial de São Bento, e Leontina Santos, directora do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade.

Na ocasião, a deputada Clara Tiago realçou que existem “respostas de excelência” na área social na Ribeira Brava, que não se limitam ao concelho e que são o reflexo da política que tem sido seguido para esta área, que passa, em muito, por apoiar as instituições que fazem um trabalho meritório no terreno. Deu os exemplos do Centro Social e Paroquial de São Bento e do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade que são referências regionais num conjunto diversificado de respostas sociais, que passam pelo acolhimento em residência de idosos, crianças e jovens, mas também por muitas outras situações, como o fornecimento de refeições a quem não tem possibilidade de as confeccionar em casa.

A deputada referiu, ainda que, conforme os dados apresentados, em 2021, a Região deu respostas sociais a 13.000 pessoas, sendo que, dessas, 6.550, eram idosas, recebendo respostas sociais específicas e adequadas. Só para a população idosa, vincou, existem, ao nível regional, mais de 90 respostas, tendo ressalvado o importante papel das IPSS, em particular na gestão dos lares e centros de dia, e salientando que os apoios destinados a estas instituições têm sido reforçados desde 2017, em mais 63 por cento. Acrescentou ainda que as verbas do PRR serão fundamentais para a reabilitação e aumento do número de camas para esta valência do apoio social.

Clara Tiago lembrou também que as respostas sociais são abrangentes e algumas são específicas da Região, como é o caso do apoio económico para a contratação de uma ajudante domiciliária pelas famílias, nos casos em que o serviço público não consegue dar resposta em termos de recursos humanos.