Madeira

Para uns é Carnaval, para outros mais uma final

Tome nota da agenda deste sábado, 18 de Fevereiro, Dia Internacional da Síndrome de Asperger e Dia de São Teotónio

None

Este é o quadragésimo nono dia do ano. Faltam 316 dias para o termo de 2023.

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia de covid-19, o Cortejo de Carnaval da Madeira regressa, esta noite, à baixa do Funchal, com 12 trupes e mais de 1.500 participantes.

Com o tema 'Madeira, Alegria e Folia', os foliões vão percorrer o mesmo trajecto de outros anos, partindo, pelas 20 horas, da Rotunda Harvey Foster e seguindo pela Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), até terminarem na Praça da Autonomia.

Mas, se o Carnaval hoje na Madeira é como é, muito se deve a João Carlos Abreu, que há mais de 20 anos foi um dos principais criadores do actual modelo, que deixou mais os hotéis e centrou-se, essencialmente, nas ruas da capital madeirense.

Foi uma iniciativa que colocou toda a gente a trabalhar colectivamente, desde pais, filhos, netos... todos juntos, a pintar e a costurar. Foi assim que nasceu o Carnaval da Madeira, que também teve a sua importância no sentido de, no fundo, ter originado a Festa da Flor, a Festa do Vinho, O Encontro de Bandas... tudo isso veio numa sequência do Carnaval. João Carlos Abreu, antigo secretário regional de Turismo e Cultura

O antigo secretário regional lembra que a sua decisão na altura permitiu mudar um pouco da mentalidade dos madeirenses, feito que hoje em dia o deixa bastante orgulhoso. "Queria mudar as mentalidades, quebrar com os preconceitos, com os medos e com tudo aquilo que realmente atava o madeirense a si próprio", frisou.

Agora, vários anos volvidos desde o primeiro cortejo alegórico, e desde a recente pausa de dois anos, João Carlos Abreu mostra-se entusiasmado com o regresso da animação dos foliões e garante que as avenidas vão voltar a encher-se de residentes e turistas para viverem e sentirem bem de perto os ritmos, as danças, os trajes e os carros alegóricos das 12 trupes em desfile.

Estou muito entusiasmado, hoje o Carnaval da Madeira volta a renascer. Indiscutivelmente que as ruas vão ficar cheias e então se tiver bom tempo mais ainda, porque os madeirenses já sentem imensa falta desta festa. Os madeirenses gostam de ver a sua própria terra e os seus conterrâneos com criatividade e não há dúvida que este cortejo é o desfile de imaginação e da criatividade. João Carlos Abreu, antigo secretário regional do Turismo e Cultura

Ordem e temas dos grupos no Cortejo Alegórico 2023:

  • 'Alegria, Cor e Folia' - João Egídio Rodrigues;
  • 'Cariocas no Paraíso com Magias' - Os Cariocas - Associação Cultural e Recreativa, Escola de Samba;
  • 'Tropicália' - Escola de Samba Caneca Furada;
  • 'La Joie de Vivre - A Alegria de Viver' - Associação de Animação Geringonça;
  • 'True Blue' - Associação Animad;
  • 'Vem à Diversão' - Associação Musical, Cultural e Recreativa e Coro de Câmara de Lobos (Turma do Funil);
  • 'A Magia dos Orixás' - Associação Cultural Império da Ilha;
  • 'Cintilante' - Associação Fitness Team;
  • 'Celebration' - Sorrisos de Fantasia;
  • 'Boas vindas para a folia, aqui é só Alegria' - Tramas e Enredos - Associação;
  • 'Baila que baila' - Associação da Batucada da Madeira;
  • 'O Amor entre o Sol e a Lua' - Associação Palco D'Emoções - Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Escola de Samba;

Ocupação hoteleira na ordem dos 80%

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, prevê que a capacidade hoteleira durante estas festividades seja na ordem dos 80%.

O Carnaval é importante para um destino turístico como o nosso, porque é uma altura em que as pessoas têm disponibilidade para viajar. As crianças ficam de férias, há muita gente que aproveita estes dias para umas mini-férias e havendo a disponibilidade para escolher o destino é importante que exista esta comemoração para atrair essa disponibilidade aqui para a Madeira. E vemos milhares e milhares de turistas. Estamos com uma capacidade hoteleira a rondar os 80% e temos um fluxo de transporte aéreo reforçado relativamente aos anos anteriores. Portanto, tudo isto conta, tudo isto é dinâmica e emoção económica para a nossa realidade regional Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura

Faça chuva ou faça sol, Carnaval das Crianças veio até à baixa do Funchal

Durante a manhã desta sexta-feira, o Carnaval das crianças desfilou na passarelle montada, na placa Central. O desfile contou com as presenças de familiares e população madeirenses, e também com o secretário regional de Turismo e Cultura.

Na mesma ocasião, quando assistia ontem ao Carnaval das Crianças, na Placa Central da Avenida Arriaga, o governante justificou a razão do investimento de 450 mil euros nas Festas de Carnaval ser, maioritariamente, canalizado para as trupes que actuam no Cortejo Alegórico.

O investimento de cada uma das trupes tem que ser compensado com o apoio do Governo Regional, porque as trupes não têm receitas próprias e precisam de investir em fatos, coreografia, ornamentação e em todo este trabalho que depois resulta na forma como todos eles se apresentam. É uma prática que já existe há muito tempo e é uma forma de viabilizar os projectos que têm Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura

Cortejo não será molhado

Apesar da semana ter sido de chuva, vento, frio e até de queda de neve, não é esperado que este seja um cortejo molhado, pois as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera não prevêem a ocorrência de chuva para esse período. No entanto, para os que vão até ao centro do Funchal é recomendado que se agasalhe bem, porque as temperaturas vão rondar os 17.º graus de mínima.

Final em tempos de Carnaval

O dia de hoje não se faz apenas de Carnaval, e antes dos foliões irem para a rua, os jogadores do Marítimo vão entrar em campo para disputar mais uma final na sua luta pela permanência na I Liga.

Depois do vento na Madeira ter provocado constrangimentos no Aeroporto e ter forçado a equipa madeirense a viajar com 8 horas de atraso rumo ao Algarve, o jogo com o Portimonense tem o pontapé de saída agendado para as 18 horas, no Estádio de Portimão, com arbitragem de Luís Godinho e transmissão na Sport TV 1.

Vento na Madeira 'atrasa' jogo do Marítimo em Portimão

Os insulares aterram em Lisboa por volta das 20h30, num A321 da TAP, e seguem viagem logo de seguida rumo ao Algarve, em autocarro, onde deverão apenas chegar ao destino final perto da meia-noite, instalando-se depois numa unidade hoteleira local

Com uma série de três derrotas consecutivas, com o Porto, Chaves e Braga, a formação madeirense vai à procura de inverter o ciclo negativo e conquistar também a sua segunda vitória fora de portas esta temporada. No entanto, a missão que se avizinha não é de todo fácil, pois do outro lado vai estar uma equipa que também desejava responder da melhor maneira ao desaire sofrido na última jornada, em Guimarães.

Na I Divisão, realizaram-se 31 jogos entre as duas equipas, com 13 vitórias do Portimonense, 12 empates e 6 triunfos do Marítimo. No Portimão Estádio, o Portimonense apresenta clara vantagem nos duelos frente aos verde-rubros, com 12 vitórias em 18 jogos, enquanto equipa madeirense soma dois triunfos. No entanto, o Marítimo não perdeu nas duas últimas deslocações ao Algarve, conseguindo uma vitória e um empate.

Actual forma das duas equipas:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Golo Average Pontos
Marítimo 20 3 4 13 13-37 13
Portimonense 20 7 2 11 16-26 23
Marítimo Portimonense
Castigados Edgar Costa (expulsão) Pedrão (série de amarelos)
Lesionados Diogo Mendes, Percy Liza e Rafael Brito Bruno Reis, Carlinhos e Gonçalo Costa
Em risco de exclusão nada a registar Yago e Wellinton Júnior (com 4 amarelos) 

José Gomes garante que para o que o Marítimo produz "já merecia ter mais pontos"

O técnico do Marítimo disse hoje, na abordagem à visita a Portimão para a 21.ª jornada, que o penúltimo classificado da I Liga de futebol já "merecia ter mais pontos", apelando "à concentração para evitar erros".

Treinador do Portimonense não olha para o Marítimo em função da classificação

O treinador do Portimonense disse hoje que se recusa a olhar para a receção de sábado ao Marítimo, penúltimo na I Liga de futebol, em função da classificação, mas reconheceu que o triunfo daria maior margem de conforto.

Cerca de 200 adeptos vão dar o seu apoio no Algarve:

As condições adversas do tempo no Aeroporto Internacional da Madeira não prejudicaram o grupo de 80 adeptos que viajou desde a Madeira, pese embora o atraso registado à partida. A estes vão juntar-se os que habitualmente acompanham a equipa nos jogos fora no Continente, pelo que são esperados cerca de 200 adeptos verde-rubros em Portimão.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 8h00 - Comemorações do 173º Aniversário da Banda Municipal do Funchal - Artistas Funchalenses, com o hastear da Bandeira e o Hino da Banda e a Marcha do 173º Aniversário;

Banda Municipal do Funchal comemora amanhã o seu 173.º aniversário

A Banda Municipal do Funchal - Artistas Funchalenses celebra amanhã, dia 18 de Fevereiro, os seus 173 anos de história.

- 9h00 - Arranque do 1.º Madeira Eco-Rally, com partida da Praça do Município, no Funchal;

Madeira E-Rally com 19 equipas inscritas

O primeiro Madeira E-Rally, prova destinada exclusivamente a concorrentes com viaturas eléctricas no arquipélago da Madeira, irá contar com um total de 19 equipas, que estarão na estrada este sábado, 18 de fevereiro.

- 10h00 às 11h00 - Palestra de sensibilização para Relações Saudáveis coordenada pelo psicólogo clínico e membro da direcção, Gonçalo Barradas, na Junta de Freguesia de São Martinho;

- 10h30 - Conferência de imprensa do PS-Madeira, com a presença de Sérgio Gonçalves, junto ao centro de saúde do Porto Moniz;

- 11h00 -  Apresentação de empreendimento habitacional na Ponta do Sol, com a presença de Miguel Albuquerque, na Estrada Regional nº 222 - Sítio da Lombada;

- 12h00 - Miguel Albuquerque visita uma exploração agrícola, propriedade de José Luís Pereira, nos Canhas, Ponta do Sol;

- 17h00 - Marítimo vs Sporing, em jogo da I Divisão Nacional de andebol masculino, no Pavilhão do Marítimo;

- 18h00 - Estreia 'A Febre do Cão Bravo', Centro Cultural John dos Passos;

Produção madeirense 'A Febre do Cão Bravo' estreia a 18 de Fevereiro

Centro Cultural John dos Passos acolhe o certame

- 21h00 - Espectáculo de stand-up comedy 'Ménage a Três', na Casa da Cultura de Câmara de Lobos;

EFEMÉRIDES:

1546 - Morre, com 62 anos, Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante.

1665 - Portugal entrega a cidade de Bombaim, na Índia, à coroa inglesa, como dote de Catarina de Bragança.

1834 - Guerra Civil em Portugal. As forças liberais de D. Pedro IV batem as tropas absolutistas na Batalha de Almoster.

1850 - Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Latino Coelho e Lopes de Mendonça subscrevem o manifesto público contra a proposta de Lei de Imprensa do Governo de Costa Cabral, a chamada "lei da rolha".

1911 - O Governo da I República institui o Registo Civil obrigatório e o encerramento dos registos paroquiais.

1915 - Grande Guerra de 1914-1918. A Alemanha impõe o bloqueio submarino ao Reino Unido.

1930 - É descoberto o planeta Plutão.

1934 - Inauguração das primeiras instalações do Rádio Clube Português, em Lisboa.

1942 - É fundado o Atlético. Nasce da fusão do Carcavelinhos com o Unidos de Lisboa.

1943 - A Gestapo, polícia política de Hitler, prende os dirigentes do grupo resistente alemão Rosa Branca.

1959 - Morre, com 90 anos, o almirante Gago Coutinho.

1960 - México, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil assinam o Tratado de Montevideu para a Associação Latino-Americana de Comércio Livre.

1964 - Uma série de abalos sísmicos destrói, quase por completo, a povoação de Velas, na ilha de São Jorge.

1965 - Toma posse a nova Comissão Executiva da União Nacional, partido único da ditadura portuguesa. Oliveira Salazar pronuncia a frase "estamos, sem espetáculos e sem alianças, orgulhosamente sós".

1969 - Começa a operar o cabo telefónico submarino que liga Portugal à África do Sul.

1981 - O Papa João Paulo II apela à República Popular da China para que restabeleça relações amistosas com a Igreja Católica.

1983 - A Comissão de Direitos Humanos da ONU condena, por unanimidade, a política sul-africana de apartheid.

1986 - A equipa médica do cirurgião Queiroz e Melo efetua a primeira transplantação cardíaca em Portugal.

1996 - O atleta namibiano Frank Fredericks bate o recorde mundial dos 200 metros, em Lévin, França, com 19,92 segundos.

1998 - Fernanda Ribeiro conquista a medalha de ouro dos 300 metros, no encontro das Seis Nações, em Génova.

2001 - Portugal conquista pela primeira vez o título mundial de futebol de praia, ao vencer na final a França, por 9-3, na Costa do Sauípe, no Brasil.

2007 - É aprovado em referendo o novo Estatuto de Autonomia da Andaluzia, Espanha.

2008 - Cheias na grande Lisboa provocam dois mortos, cinco feridos e uma mulher desaparecida na ribeira do Jamor, Belas, Queluz, 179 desalojados e 122 deslocados, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil. As inundações levam ao corte temporário de luz em Lisboa, Cascais e Loures. Três mil passageiros da CP são afetados e cerca de 400 alunos ficam sem aulas em Odivelas. Mais de 20 escolas na baixa de Setúbal são encerradas e registam-se inundações um pouco por todo o Alentejo. Em Lisboa registam-se mais de 360 inundações em habitações e estabelecimentos comerciais, 227 inundações em via pública e 87 deslizamentos de terra.

2010 - O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, é recebido na Casa Branca pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

2011 - Imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte completou uma torre de lançamento no complexo de ensaios de satélites na costa oeste.

2012 - Dois portugueses são distinguidos com prémios no Festival de Cinema de Berlim: "Rafa", de João Salaviza, ganha o Urso de Ouro e "Tabu", de Miguel Gomes, ganha o Prémio Alfred Bauer.

2014 - Forças especiais lançam um assalto à Praça da Independência, em Kiev, registando-se pelo menos 26 mortos. O presidente da Ucrânia Viktor Ianukovich diz que está a combater uma insurreição e Moscovo considera que os protestos são uma tentativa de golpe.

2019 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga, embora expressando dúvidas sobre esta opção política, o decreto do Governo que atualiza de 580 para 635,07 euros o salário mínimo na função pública.

PENSAMENTO DO DIA:

Quem não souber amar a mulher, o vinho e a música, permanecerá tolo toda a vida Martinho Lutero (1483 - 1546), teólogo alemão