Boa Noite

A inclusão digital

Cerca de 15% da população na Região ainda não usa Internet

Boa noite!

Os crimes informáticos já representam metade das investigações feitas actualmente pela PJ. As burlas envolvem valores cada vez mais elevados e mau grado alguma literacia digital, os criminosos continuam a ter campo fértil para assaltar os mais incautos, sobretudo junto dos principiantes, recentemente saídos da info-exclusão.

Neste contexto não pode Estado investir mais na educação para que o espírito deste dia da Internet alegadamente mais segura perdure e deixe de haver tanta gente ainda muito permeável aos afoitos da extorsão?

Como é óbvio há já vários projectos na área da inclusão social que pretendem ajudar quem quiser dar os primeiros passos online e a utilizar a internet de forma adequada. Entre a diversidade das propostas destaco o ‘Eu sou digital’, que tudo faremos para que possa chegar à Madeira, região em que há cerca de 15% da população, com idades entre os 16 e 74 anos, que não usam Internet.

Mas como o problema não está só naqueles que vivem à margem da aldeia global, importa definir estratégias para que quem integra já a comunidade digital não seja enganada. Já. Antes que as vítimas sejam incontáveis.