Madeira

PSD considera que Unidade de Alzheimer desempenha resposta essencial no envelhecimento

None

O PSD visitou a Unidade de Alzheimer da Madeira, no âmbito das Jornadas Locais que decorrem na Ribeira Brava, e fez questão de frisar a importância desta instituição para o envelhecimento e a saúde mental.

Esta é uma unidade gerida pelo Centro Social e Paroquial de São Bento, e concretizada com o apoio do Governo Regional, como "resposta a uma necessidade que se sentia nesta área da saúde mental, correspondendo a esses novos desafios do envelhecimento populacional". 

A deputada Clara Tiago fez questão de realçar que se trata de "um projecto inovador, sendo esta uma das três unidades existentes em todo o país, e que vem responder a duas importantes respostas sociais". Por um lado, a Unidade de Internamento e, por outro, a Unidade de Dia, com vagas protocoladas com o ISSM, IP-RAM, num total, na instituição, de 63.

Clara Tiago sublinhou que, para além desta função de lar e centro de dia, "há uma resposta adequada, completa e fundamental ao nível da saúde mental e do envelhecimento, na medida em que são disponibilizados cuidados técnicos e humanos direcionados para esta área, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos utentes e às suas famílias. Uma resposta que não se resume ao concelho, uma vez que, esta unidade recebe utentes de toda a Região, destacando o empenho de todos os profissionais que ali trabalham, a iniciativa do Centro Social e Paroquial de São Bento em avançar com um projeto desta dimensão e o reconhecimento e importante apoio do Governo Regional para que o mesmo pudesse avançar para o terreno, sendo esta uma resposta fundamental na área do envelhecimento e da saúde mental, em particular, no que diz respeito à doença de Alzheimer".