5 Sentidos

Ser produtivo depende essencialmente da vontade de cada um

O empreendedor Miguel Campos abordou a temática da Produtividade no TEDxYouth@Funchal

Miguel Campos, empresário 
Miguel Campos, empresário , Foto Hélder Santos / ASPRESS

Produtividade foi o tema da intervenção do empreendedor Miguel Campos, orador que abriu a segunda parte do TEDxYouth@Funchal, conferência que decorre esta tarde na discoteca Vespas, sob o tema 'Voa Miúdo!

Aos 39 anos, Miguel Campos lidera a empresa tecnológica madeirense WOWSystems, desenvolvendo projectos inovadores um pouco por todo o mundo, coordenando, actualmente, o consórcio ‘eGamesLab’, o qual constitui o maior projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico na Madeira.

‘Ser humano… um ser produtivo’ foi o slogan da intervenção de Miguel Campos, para desde logo apontar que produtividade é “fazer o melhor com menos recursos possíveis”.

Porque “a produtividade e eficiência às vezes confunde-se”, o orador socorreu-se da imagem de Cristiano Ronaldo para vincar a “importância de ser produtivo”. Na opinião deste orador, produtividade, embora reconheça que “é algo muito subjectivo”, na sua essência significa o “alcance de metas”, “melhor qualidade do trabalho”, “melhor satisfação pessoal”, “melhor qualidade de vida”, “distinção pessoal” e “competitividade no mercado”.

A terminar, o orador que já trabalhou no sector da aviação e exerceu advocacia antes de dedicar-se exclusivamente ao mundo empresarial, concluiu que o maior factor para ser produtivo é a própria vontade de cada um.