Madeira

PSD destaca resposta global e intergeracional do Lar da Tabua

None

A intervenção do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua na comunidade local e regional, na gestão de várias respostas sociais mereceu destaque por parte do Grupo Parlamentar do PSD, que esteve no local. Os deputados fizeram questão de salientar que o lar foi  pioneiro ao criar na Região e ao nível nacional um lar intergeracional, permitindo um convívio constante entre os idosos e as crianças e jovens, recriando um ambiente familiar entre avós e netos.

“O Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua realiza a sua acção em cooperação com o Centro de Segurança Social da Madeira, através de duas valências: a valência Sénior e a valência de Infância e Juventude”, realçou a deputada Clara Tiago, na visita no âmbito das Jornadas Locais, que decorrem na Ribeira Brava.

De acordo com a deputada, o objectivo passa por "garantir uma vida digna tanto às crianças e jovens que são acolhidos, pelas mais diversas situações, como aos idosos, que se encontram na estrutura residencial, através da prestação de cuidados e serviços especializados e individualizados".

O Centro integra o Lar Intergeracional, com 42 idosos, e o Centro de Acolhimento Temporário Gracinda Tito, que acolhe, actualmente, 25 crianças e jovens, por decisão judicial e provenientes que famílias que não têm, no momento, capacidade parental para fazê-lo.

“Estamos perante uma importante resposta social, adequada, específica e qualificada, onde para além de se procurar proporcionar um envelhecimento ativo, com qualidade, bem-estar e conforto aos mais idosos, e um crescimento saudável das crianças, atende-se a outros aspetos que são essenciais: a partilha de afetos, saberes e experiências entre gerações.”