5 Sentidos

Mil envolvidos na prática dos cordofones nas escolas da Madeira

None

Cerca de 1000 alunos das escolas da Madeira estão envolvidos na prática dos cordofones, revelou hoje o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, no arranque da sexta edição do aCORDE.

O evento é promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direcção Regional de Educação (DRE) e decorre entre hoje e sábado, no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM).

Já a directora de serviço da Educação Artística, Natalina Cristóvão, adiantou que o aCORDE conta com 19 escolas e 370 executantes.

Esta é uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido por professores e alunos dos ensinos básico e secundário da RAM na área dos cordofones tradicionais, bem como por outras instituições públicas ou privadas de cariz cultural e/ou educativo.

O presidente da ALM, José Manuel Rodrigues, aproveitou a ocasião para dizer que os cordofones fazem parte da “nossa identidade cultural”, tendo reafirmado o apoio da ALM relativamente à realização do Festival de Cordofones Tradicionais da Madeira.

O aCORDE arrancou com a abertura da Exposição de Artes Plásticas - Cordofones Tradicionais Madeirenses. Do programa consta ainda a realização de dois concertos, o primeiro, na sexta-feira, às 19h00, pela Orquestra de Cordofones, e o segundo, no sábado, às 19h00, com a participação dos grupos ‘Machetinho’, Jovens Cordofonistas e Romarias do Rochão.

Serão também divulgadas apresentações de diferentes grupos de cordofones dos estabelecimentos de educação e ensino da RAM nas redes sociais da DRE/DSEA.

Destaque ainda para a participação especial de diferentes grupos de cordofones de Portugal continental, da Região Autónoma dos Açores e até mesmo internacionais (através de gravações em vídeo), que enriquece esta iniciativa e abranger um maior número espectadores.

Está ainda prevista uma palestra do músico e professor Luís Capela, um dos maiores impulsionadores da prática de instrumentos de cordofones tradicionais portugueses, nomeadamente, do cavaquinho e da viola braguesa.

A entrega dos prémios aCORDE realiza-se na sexta-feira, pelas 15h45, na ALM.

Além da ALM, o evento conta ainda com o apoio do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode (CEPAM), da Associação Musical e Cultural Xarabanda e do Teatro Municipal Baltazar Dias.