DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Casas do Povo da Madeira voltam a 'cantar os Reis' no Jardim Municipal do Funchal

None
Foto arquivo

A Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA) volta a organizar, no próximo dia 5 de Janeiro de 2024, mais uma edição do espectáculo ‘Vamos Cantar os Reis’, no auditório do Jardim Municipal do Funchal.

A iniciativa está integrada no Programa das Festas de Natal e Fim de Ano, organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo e tem como apoio o Governo Regional da Madeira e a colaboração da Câmara Municipal do Funchal.

Criado em 1994 por Carlos Pereira (Nené), como cultura artística de palco, numa forma de recriar a tradição ancestral do “cantar os reis”, que se realiza um pouco por toda a ilha nesta altura, este evento é já uma referência no cartaz de eventos turísticos da Região.

Tendo o cuidado de apresentar sempre diferentes quadros ou cenas natalícias desta época da 'Festa', este ano, o espaço cénico fará uma alusão à tradicional Lapinha do Caseiro, com a representação de um quadro vivo com algumas das suas típicas personagens.

Duas das personagens da Lapinha do Caseiro - O “Homem do Assobio” (Carlos Pereira (Néné) - que é o autor, desde 1994, da adaptação desta tradição de porta em porta em espetáculo de palco) e a “Professora Benvinda” (Ivone Fernandes) - serão os anfitriões do evento.

Enchendo de luz e cor a baixa citadina, o “Cantar dos Reis” deste ano contará com a participação das Casas do Povo de Campanário; Ponta Delgada; Santa Cruz; São Roque do Faial; Câmara de Lobos; São Martinho; Gaula e da Serra de Água que trarão as vivências, usos e costumes das suas localidades, os seus cantares e tocares alusivos ao tema e à época, com um repertório que faz parte do riquíssimo património cultural imaterial da nossa região.

O evento, que marca o aproximar do fim das Festas de Natal e Ano Novo, terá o seu inicio oficial às 19h01, com a distribuição do Bolo Rei e da Ginja do Curral da Freiras.

Nos momentos antecedentes ao espectáculo, serão transmitidos no vídeo Wall do espaço, duas reportagens em vídeo sobre a Lapinha do Caseiro e o Cantar dos Reis da autoria do canal naminhaterra.com., canal responsável também pela transmissão em direto do espectáculo.