DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

ACIF integra projecto que visa promover a dupla transição no sector do turismo

None

O projecto SMARTIES para PME’s, que congrega oito parceiros de seis países europeus, Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre, com a Câmara de Comércio do Noroeste da Toscana no papel de parceiro principal, foi apresentado oficialmente, no passado dia 3 de Outubro, na sede da Câmara de Comércio de Pisa, reunindo todos os parceiros com o intuito de se fazer a primeira reunião deste projecto e definir as atividades para os próximos três anos.

"O projecto SMARTIES  para PME’s, apresentado no concurso COSME SMP-COSME-2022-TOURSME, financiado pelo Programa COSME da União Europeia,  com um orçamento total de 3 milhões de euros, visa reforçar a competitividade das PME no sector do turismo, desenvolvendo as suas capacidades para realizar a dupla transição verde e digital e promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade e a qualidade ao longo da cadeia de valor do turismo na região mediterrânica da UE", explica uma nota dirigida à imprensa. 

O projecto, de acordo com Valter Tamburini, Presidente da Câmara de Comércio do Noroeste da Toscana, é uma forma das empresas de turismo "aproveitarem as oportunidades oferecidas pela dupla transição verde e digital". 

"Através de acções adequadas que começam com uma análise de necessidades, através da formação e capacitação, e graças a um significativo apoio financeiro e técnico, queremos ajudar as empresas a concretizar uma oferta turística que respeite a autenticidade e ao mesmo tempo contribua para o bem-estar das comunidades onde as empresas operam", acrescenta. 

SMARTIES para PME’s disponibiliza 375 mil euros para projectos inovadores que permitam às empresas do sector do turismo serem mais sustentáveis ambiental, social e economicamente. Cada projecto financiado terá um valor máximo de 25.000 euros e ainda a possibilidade de beneficiar de consultoria, bem como de serem, posteriormente, seleccionados como boas práticas a serem divulgadas internacionalmente.