DNOTICIAS.PT
Madeira

Jornadas Atlânticas debatem sustentabilidade do Turismo

Iniciativa junta Porto Santo, Velas e Sal e decorre até amanhã na ilha de São Jorge

None

Os municípios do Porto Santo, de Velas, nos Açores, e do Sal, em Cabo Verde têm protocolos de geminação activos e fazem questão de reatar a cooperação com a realização das Jornadas Atlânticas de Turismo (JAT). Trata-se de uma iniciativa que irá decorrer durante três anos consecutivos, por forma a “dinamizar e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os municípios” e a proporcionar “a troca de ideias e conhecimentos”, de modo a contribuir para o desenvolvimento e projecção dos concelhos envolvidos.

O primeiro evento das JAT decorre desde hoje no município de Velas, na ilha de São Jorge, nos Açores, sendo que em 2024 decorrerá no Sal, em Cabo Verde e, em 2025 no Porto Santo. Um evento que servirá sobretudo para a realização de debates, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios do conhecimento e da gestão autárquica.

O encontro com os presidentes dos três municípios nos Açores tem como objectivo “reforçar e de dar continuidade ao projecto de geminação”, refere ao DIÁRIO o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo. Nuno Batista garante que ‘’há mais de 30 anos” que ouve histórias sobre estas geminações, pelo que tem “consciência do que é que as mesmas representam para todos nós”. Assim, julga que “como ilhéus podemos aproveitar para conhecer culturas e formas de trabalhar diferentes, para que possamos corrigir o nosso caminho”. Refere ainda que é ‘’com orgulho que vamos juntos criar estas Jornadas que irão juntar três culturas distintas, mas com muito em comum’’.

As JAT também serão uma forma de dar a conhecer o município do Porto Santo nas suas múltiplas vertentes, como também o de ficar a conhecer as especificidades de Velas, a sua cultura e as suas tradições, assim como as Fajãs, que tal como a ilha do Porto Santo, também são Reserva da Biosfera da UNESCO.

As JAT decorrem até amanhã, divididas em duas componentes, sendo uma direccionada para a reflexão e outra para realização de visitas a locais turísticos da ilha açoriana.

Porto Santo mostra-se em Velas

O Porto Santo levou à ilha de São Jorge uma comitiva de 16 elementos, todos com intervenção directa nas JAT.

O presidente da Câmara. Nuno Batista, para além de intervir na sessão inicial, a par do presidente de Velas, Luís Silveira, e do presidente do Sal, Júlio Lopes, será orador no painel alusivo à ‘Promoção e Mobilidade/ Transportes’.

A directora regional do Turismo, Dorita Mendonça, usa da palavra no painel sobre a ‘Oferta Turística/ Alojamento’, enquanto a gestora da Reserva Biosfera do Porto Santo, Licínia Soares intervém no painel sobre a ‘Sustentabilidade Ambiental e Económica das Actividades Turísticas’.

O chefe de gabinete da autarquia porto-santense, Miguel Fonseca, também acompanha a comitiva que inclui os 12 elementos do grupo ‘Amigos do cantar’, que vão actuar amanhã num dos momentos de entretenimento, promoção e intercâmbio cultural que conta com a participação de projectos musicais dos três municípios.

A sessão de abertura do evento contar com a presença da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, sendo certo que a sessão de encerramento implica a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

Para Luís Silveira, as jornadas servirão para cimentar ainda mais as relações entre municípios, mas também entre Arquipélagos, sendo que as especificidades e necessidades de cada um acabam por ser comuns em muitos aspectos.

Acredita que a troca de ideias e de conhecimentos, contribuirá para o desenvolvimento e projecção dos territórios, acrescentando valor ao sector turístico.

Pode seguir a 1.ª  edição das jornadas na transmissão em directo.