Madeira

PS acusa Junta de Freguesia de São Martinho de "desrespeito pela cultura"

None

O Grupo do PS na Assembleia de Freguesia de São Martinho demonstrou este sábado, 28 de Janeiro, o seu repúdio pelo incumprimento, por parte da Justa de Freguesia, do pagamento a sete artistas que participaram no Madeira ArtFest, que se realizou nos jardins da Quinta Magnólia nos dias 23 e 24 de Setembro de 2022.

O partido aponta a situação como atentatória ao bom nome da Freguesia, agora governada pela coligação PSD. “

Quando o PS estava responsável pela freguesia de São Martinho, com o presidente Duarte Caldeira Ferreira, São Martinho era uma referência ao nível cultural e das artes, não só pelos eventos que realizou com as inúmeras bandas e músicas da região, como pelo respeito demonstrado a estes verdadeiros profissionais da cultura. Duas coisas eram ponto de ordem: primeiro, o respeito pelos artistas e pelo seu trabalho era prioridade, por isso o custo do seu trabalho não era posto em causa, pelo que quando era possível contratava, quando não era possível não contratava, o que estava fora de questão era trabalho a preço de saldos; segundo, trabalho feito é trabalho pago imediatamente após a sua execução. Cátia Vieira Pestana, PS

Cátia Vieira Pestana, porta-voz da indignação do PS, lamenta que a Junta de Freguesia de São Martinho tenha sido tantas vezes notícia nos últimos tempos pelos piores motivos: “Agora que o PSD regressou ao poder é o que se vê: para além das iniciativas culturais serem escassas, quando acontecem as notícias são estas que dão conta de calotes e falta de respeito pelos artistas”.

O Grupo do PS na Assembleia de Freguesia solicitou ao presidente Marco Gonçalves toda a troca de correspondência entre a Junta e a organização do Madeira Artfest, bem como qualquer documentação integrante deste processo, na última reunião de 2022, que teve lugar a 29 de Dezembro último. Em nota emitida, o partido afirma não ter recebido "qualquer documento", apesar de o presidente ter prometido celeridade na partilha de informação, motivo pelo qual já apresentou um pedido também por escrito.

“Tudo faremos para que se apure este assunto e qualquer responsabilidade. Não queremos uma freguesia descredibilizada”, afirma Cátia Vieira Pestana.