Madeira

Câmara do Funchal vai abrir concursos para contratar 50 novos trabalhadores

None

A Câmara Municipal do Funchal vai abrir novos procedimentos concursais para contratação de novos trabalhadores. Esta foi uma das deliberações da reunião de Câmara, ocorrido esta manhã. O presidente da autarquia lembrou que já no ano passado tinham aberto concurso para mais de 30 novos cantoneiros e 10 motoristas, sendo que agora vão admitir mais de 50 novos funcionários para várias áreas. Em causa estão técnicos superiores, cantoneiros, pessoal administrativo e fiscais.

Pedro Calado refere que, com estas contratações, num ano e meio falamos de mais de 100 novos funcionários para o município, medida que diz ser urgente pelas faltas que existem, principalmente no departamento de Ambiente. Falamos num investimento superior a 1 milhão de euros.

Na reunião de Câmara foi ainda aprovado, com os votos a favor da coligação Funchal Sempre à Frente e com a abstenção da coligação Confiança, a reabertura dos novos regulamentos de apoio ao comércio local, ou seja a linha ‘Alavancar’ e a linha ‘Re-abrir’, esta última que se passa a chamar ‘Abrir Funchal’. Pedro Calado referiu que foram duas linhas de apoio que, ao longo do último ano, tiveram muita procura. Em 2022 foi dado início a estes programas com 500 mil euros, sendo que este ano já conta com um acréscimo de 20%, ou seja, passa a ser de 600 mil euros. “Tivemos mais de 100 empresas que foram beneficiadas nos dois programas”, indicou o presidente da Câmara do Funchal.

Questionado pelos jornalistas, o autarca afirmou que a coligação Confiança apenas referiu que, passados seis meses, não fazia sentido iniciar-se uma revisão dos regulamentos. No entanto, o presidente afirma que foi feito um apelo pelos empresários para que seja facilitado o acesso a estas linhas de apoio.

Estes apoios são direccionados para pequenas obras, digitalização e bonificação para o comércio que esteja aberto ao fim-de-semana.

A reunião de Câmara serviu para aprovar a abertura da empreitada para a remodelação do Canil Municipal, que tem mais de 20 anos e está muito lotado. O autarca indicou que falamos de melhorias na parte do canil que ascendem aos quase 900 mil euros, direccionados para a impermeabilização, melhoramento das jaulas e casas dos animais, melhoramento do acesso de água e funcionamento do crematório. O presidente da Câmara do Funchal diz-se surpreendido pela coligação Confiança não ter dado um voto favorável a este projecto. “Da nossa parte vamos manter o plano que tínhamos e vamos chegar quase a um investimento de 1 milhão de euros para a causa animal”, disse Pedro Calado.

A obra do canil deverá durar cerca de um ano, por se tratar de uma intervenção complexa. “Gostaríamos muito que terminasse antes do próximo inverno”, indica o autarca. A obra será feita por fases porque os animais não podem sair daquele espaço no Vasco Gil.

Pedro Calado foi ainda confrontado pelos jornalistas com declarações feitas pela oposição sobre a entrega de espaços do domínio público a privados. Pedro Calado disse serem “afirmações que bem deviam de vir da parte de pessoas que já tiveram responsabilidades na presidência da Câmara”. Explicou que a autarquia tem muitos terrenos sobrantes resultantes de expropriações. “Às vezes, estes bocadinhos de terras só servem aos privados que têm casa ali ao lado do terreno. Ou deixamos o terreno ao abandono – e criam-se ratos e ervas – ou então damos a possibilidade dos privados, que moram ao lado destes terrenos poderem adquirir”, disse. Para isso, tem de ser feita a desafectação de domínio público para domínio privado. A partir desse momento é feita hasta pública para que as pessoas concorram a adquirir essas parcelas.

O presidente explicou que está a ser dada oportunidade de os interessados comprarem essas parcelas.

Foi aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de Juvenal Fernandes Silva, fundador da Associação Cultural e Recreativa do Galeão, sendo que o Centro Cívico do Galeão passa a ter o nome do fundador da associação.