Madeira

Mostra da Poncha e do Mel 'mexe' com a Serra de Água

Foto Casa do Povo da Serra de Água
Foto Casa do Povo da Serra de Água

A ‘Mostra da Poncha e do Mel’ está já na sua 7.ª edição e marca este fim-de-semana a animação da freguesia da Serra de Água, na Ribeira Brava, mais concretamente na praceta junto à igreja. A iniciativa conta novamente com três dias de muita música e hoje é um dos mais concorridos, ainda para mais quando estamos de volta a um formato sem restrições.

O certame organizado pela Casa do Povo volta a dar palco também aos produtores e artesãos, num total de 20 espaços licenciados e reservados à exposição de produtos regionais ou à confecção da típica poncha regional, isto sem esquecer o espaço reservado para os apicultores, não estivesse este evento também ligado ao mel.

Governo vai canalizar apoios de Bruxelas aos apicultores da Madeira

Promessa do secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, por ocasião da abertura da 7.ª Mostra do Mel e da Poncha, na Serra de Água

Este sábado destaca-se no programa a presença da aclamada dupla Sandra & Ricardo, bem como a actuação humorística protagonizada pela presença do Compadre Jodé e Catarina Fernandes, dupla que tem arrancado muitas gargalhadas no grande ecrã da RTP-Madeira.

Segue-se um momento musical, com os Kontraband, grupo liderado pelo vocalista Chico Freitas, voz do projecto ‘Franco’, e ainda a actuação do artista brasileiro Fellipe Faria. Para finalizar a noite, que se prevê bem animada, não esquecer que pelas 00h30 haverá discoteca ao ar livre com DJ SIL e DJ OXY.

Ora, à boleia do evento estão cá os ‘Poncharolas’. O grupo de continentais, que volta à Madeira sempre por esta altura, traz agora cerca de 30 pessoas apaixonadas pela bebida mais famosa do arquipélago, na sua grande maioria provenientes do Norte de Portugal, que se juntam mais uma vez para visitar a freguesia da Serra de Água.

A paixão pela bebida é tão grande que existe hino, reza, logotipo, cachecóis, t-shirts para miúdos e graúdos, um mexelhote gigante para praxar caloiros e um programa que inclui roteiro por diversas “tasquinhas” da Madeira, com passagens por Caniçal, Santa Cruz, Funchal, Ribeira Brava, Porto Moniz e, claro está, Câmara de Lobos, berço da poncha.

Será aí, na vila piscatória, que irá decorrer por volta do meio-dia deste sábado a habitual ‘praxe’ aos mais recentes elementos dos ‘Poncharolas’, que aterraram ontem no 'Ponchal'.

Depois de em 2021 e 2022 não terem feito “grande alarido devido à pandemia”, anos marcados também pela “fraca adesão” ao grupo que se deslocou à Madeira, o porta-voz dos ‘Poncharolas’, Miguel Balaia admite que todos passam “o ano inteiro a contar os dias para voltar” à Serra de Água.

Não queremos ganhar dinheiro com isto. Agora, se conseguirmos contribuir para a expansão nacional e mundial da poncha, contribuiremos com toda a certeza. É pena não encontrarmos poncha no continente com a mesma qualidade, mas também somos defensores que as coisas são nos locais certos, portanto, a poncha tem de ser provada e bebida aqui na Madeira. Só os madeirenses é que sabem fazer poncha. Já tentámos, mas não é a mesma coisa. É pena não virmos cá mais vezes. Miguel Balaia
Este é sem dúvida um evento que percorre as várias gerações de madeirenses, chegando à comunidade emigrante e inclusive a cerca de 30 minhotos que mais uma vez vão marcar presença nesta festa. É também uma forma de enaltecer que a ‘Poncha aqui é com Rum da Madeira’, um distintivo regional que nos orgulha muito. A festa vem ajudar a maximizar todos os anos o nome da freguesia e ajudar os comerciantes da zona, marcando em grande o mês de Janeiro, altura que é menos comum para que se organizem festas ao ar livre Orlanda Silva, presidente da Casa do Povo da Serra de Água

Outros acontecimentos que marcam a agenda deste sábado

Política

Um dos grandes eventos deste sábado, desta feita de cariz político, prende-se com a convenção insular 'Mais e Melhor Autonomia' fruto do encontro entre os respectivos presidentes de PS-Madeira e PS-Açores, Sérgio Gonçalves e Vasco Cordeiro, no Hotel Casino Park, pelas 16 horas.

Esta convenção promete ser um espaço de debate sobre os temas comuns às duas Regiões Autónomas e visa reforçar os laços do trabalho político que tem vindo a ser realizado entre os socialistas de ambos os arquipélagos.

Também na política, mas pela manhã, às 10 horas terá lugar uma reunião do Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), na Junta de Freguesia de Santo António. Caberá ao presidente da Câmara Municipal do Funchal a responsabilidade de abrir o encontro.

De volta à parte da tarde (16h15) o Partido Comunista Português (PCP) apresenta as conclusões da audição pública sobre a realidade laboral na Região e os desafios para o futuro na sua sede, mais concretamente na Rua João de Deus.

PCP defende valorização de 10% para todos os salários

Numa iniciativa política promovida pelo PCP, o deputado Ricardo Lume considera que é possível garantir em 2023 o “aumento de 10% de salário para todos os trabalhadores com uma valorização mínima garantida de 100 euros”.

As iniciativas terminam com um jantar do CDS, no restaurante 'La Terraça', pelas 19h30, na freguesia do Caniço. Será aí que irá decorrer a eleição e tomada de posse da presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Santa Cruz e Rui Barreto estará presente.

Desporto

Enquanto o Nacional da Madeira não sobe ao relvado para defrontar, este domingo, o Tondela, em jogo a contar para a 18.ª jornada da II Liga, ou o próprio Marítimo que apenas volta a competir no dia 1 de Fevereiro, frente ao FC Porto, os veteranos fazem a festa. Um desses encontros será entre Machico e Prazeres que se defrontam (18h30) no Estádio Tristão Vaz.

Dos relvados para três pavilhões distintos tem muito para ver. O CAB mede forças com o Vitória de Guimarães, na Nazaré, às 15 horas, as 'meninas' do Club Sports Madeira e Madeira Andebol SAD disputam o dérbi regional no pavilhão da Bartolomeu Perestrelo às 17 horas e o Marítimo presta homenagem aos 'Heróis do Mar' às 18 horas, em Santo António.

Mundialistas ‘reforçam’ andebol do Marítimo

Os andebolistas internacionais de Portugal, Pedro Portela, Alexandre Cavalcanti e Miguel Espinha, são os ‘grandes reforços’ da equipa do Marítimo da Madeira Andebol SAD que no próximo Sábado, irão retomar os treinos sob o comando do técnico Paulo Fidalgo, ele também adjunto de Portugal no Mundial.

Quanto às provas motrizes, decorre também hoje a cerimónia de entrega de prémios da Associação Madeirense de Automobilismo e Karting (AMAK) alusivos a 2022 no auditório da Escola Horácio Bento de Gouveia. A consagração está apontada para as 18h30.

Conferências/Espectáculos

Prosseguem (10 horas) as Conferências do Atlântico, em Câmara de Lobos, sobre ‘Churchill - Europa e América' no Museu de Imprensa da Madeira.

Outro dos destaques do dia, já na vertente de espectáculos, vai para o 'Extremamente Desagradável' de Joana Marques, mesmo que os bilhetes já estejam esgotados para as duas sessões extra (17h30 e 21h30) a terem lugar no Centro de Congressos da Madeira.

Se for um desastre não se perde tudo, dá para fazer um episódio de Extremamente Desagradável no dia seguinte. Joana Marques

Caso não tenha adquirido bilhete pode sempre passar pelo Teatro Municipal Baltazar Dias. É nesta casa que vai decorrer o concerto comemorativo do 35.º aniversário do grupo 'Si que Brade' (18 horas).

Saúde

Arranca às 9 horas o 2.º workshop ‘Cuidados Paliativos: da ciência à experiência’ organizado pela Universidade da Madeia no Campus da Penteada.

Meia-hora mais tarde, entre as 9h30 e as 11h30 há Café Memória subordinado à mesma temática com Isabel Rosa, psicóloga do SESARAM. Desta feita será no Centro Comunitário do Funchal (Edifício 2000).

Já no Hospital Dr. Nélio Mendonça decorre uma reunião do Grupo de Ajuda Mútua Madeira (GAM-M) de doentes de AVC (10h30), mais concretamente no 1.º piso do edifício do Serviço de Reabilitação.

O que já aconteceu a 28 de Janeiro?

1547 - Morre, aos 55 anos, Henrique VIII de Inglaterra. Sucede-lhe Eduardo VI.

1808 - Invasões francesas. Os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional.

1887 - Começa a construção da Torre Eiffel, em Paris.

1908 - Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.

1909 - Termina o controlo norte-americano de Cuba.

1916 - Nasce o escritor Vergílio Ferreira, autor de "Manhã Submersa".

1924 - Morre Joaquim Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, militante Republicano, primeiro Presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa. Tinha 80 anos.

1935 - A Islândia despenaliza o aborto. É o primeiro país do mundo a recusar a aplicação de penas sobre a interrupção voluntária da gravidez.

1949 - Criação do Conselho da Europa.

1958 - Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, cria a patente das peças Lego, com as quais se podem fazer infinitas montagens.

1986 - O Space Shuttle Challenger explode no ar matando os sete tripulantes, 75 segundos após o lançamento.

1990 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.

1996 - Morre, com 55 anos, o poeta norte-americano, de origem russa, Iossip Brodsky, Nobel da Literatura em 1987.

2002 - Morre, aos 94 anos, a escritora sueca Astrid Lindgren, autora de "Pipi das Meias Altas".

2007 - Morre, com 68 anos, Karel Svoboda, compositor checo, autor da banda sonora da série de desenhos animados "A Abelha Maia".

2010 - Apresentação do iPad, em São Francisco, pelo CEO da Apple, Steve Jobs.

2014 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, envia para o Tribunal Constitucional a proposta de referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo, aprovada a 17 de Janeiro, na Assembleia da República, apenas com os votos do PSD.

2015 - Supremo Tribunal de Justiça rejeita outro pedido de libertação imediata de José Sócrates.

2020 - Confirmados dois casos do novo coronavírus, um na Alemanha e outro no Japão, de doentes que não estiveram na China, tendo sido infetados nos seus países por pessoas provenientes de Wuhan.

2021 - O Conselho de Ministros limita as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repõe o controlo nas fronteiras terrestres.

2022 - O bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o madeirense José Ornelas, 68 anos, é nomeado pelo Vaticano novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, substituindo o cardeal António Marto.

D. José Ornelas saúda família e manda cumprimentos aos madeirenses

Novo bispo de Leiria-Fátima assume a influência que o irmão padre teve na sua vocação

O orgulho é desprovido de alma e, no entanto, em tudo a imita. Agustina Bessa-Luís (1922)