Madeira

Reconversão do Montado da Esperança ronda os 550 mil euros

Governo Regional vai investir milhões para prevenir os incêndios

None
Foto Miguel Espada / ASPRESS

A reconversão do Montado da Esperança rondou os 550 mil euros, mas no total, em obras em fase de finalização e em curso, o Governo Regional investe milhões de euros para prevenir os incêndios e conferir maior segurança às populações. Prevenir não pode ser deixado para depois, e muito menos para a última hora, afirmou Miguel Albuquerque, durante uma visita, esta manhã, na qual se fez acompanhar pela secretária regional de Ambiente e do presidente da Junta de Freguesia de São Roque.

O Montado da Esperança, área com 45,2 hectares, tem sido alvo de uma profunda reconversão florestal desde 2019.

Os trabalhos consistiram, essencialmente, na substituição de uma área florestal sem gestão e com muitas invasoras (eucalipto e acácias), por uma mancha de vegetação menos combustível e mais resiliente à propagação de incêndios.

O investimento nesta reconversão foi de cerca de 550 mil euros.

Os objectivos foram os de: garantir mais segurança à população em caso de incêndio e tornar mais fácil no seu combate, através do controlo da carga combustível e da melhoria das acessibilidades florestais; travar e proteger o solo da erosão, diminuindo os riscos de aluvião; valorizar a paisagem; recuperar núcleos de vegetação indígena (Laurissilva do vinhático) que existem junto às linhas de água.

Foram executadas as seguintes intervenções: Controlo de espécies invasoras; beneficiação de um aceiro florestal, com 7.206 metros; preparação do terreno em terraços; plantação de 88.492 plantas (45.367 folhosas exóticas: Carvalhos, castanheiros, faia europeia, etc.; e 43.125 indígenas junto às linhas de água: Vinháticos, loureiros, maçarocos, estreleiras, etc); retancha das plantas que não sobreviveram (20% das plantas).