Alterações Climáticas Madeira

Há quatro sobreviventes entre as dezenas de papagaios-do-mar que deram à costa madeirense

Veja o vídeo de um dos animais que 'aterrou' na ilha do Porto Santo

Vídeo de Rúben Paixão
Vídeo de Rúben Paixão

Mais de meia centena de papagaios-do-mar, uma espécie originária do Atlântico Norte e considerada sob ameaça de conservação, já deu à costa no arquipélago da Madeira nos últimos dias.

Até ao final do dia de ontem, tinham sido recolhidas na Região 57 aves, das quais, existem algumas sobreviventes. Na ilha do Porto Santo foram resgatadas 30, sendo que quatro estavam vivas apesar de debilitadas. Na ilha da Madeira foram recolhidas 27 aves, duas apresentavam sinais vitais, foram reencaminhadas para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens, mas acabaram por morrer.

À semelhança do que tem sucedido nas últimas semanas no litoral centro do continente português, este fenómeno de arrojamento pode ser resultante das alterações climáticas e da escassez de peixe no oceano, mas cuja explicação científica ainda carece do devido rigor. 

As explicações do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e do biólogo Manuel Biscoito sobre este "fenómeno absolutamente extraordinário" podem ser conhecidas na edição impressa desta quarta-feira do DIÁRIO.