Madeira

Diversificação, qualidade e maior valorização da oferta local são desafios para o Turismo

None

A diversificação, a qualidade e a maior valorização da oferta local são alguns dos desafios que o Turismo enfrenta. As linhas foram traçadas pelo coordenador do 'Compromisso 2030' para a área do Turismo, Roland Bachmeier, num encontro de trabalho que juntou, ontem, em Machico, agentes turísticos, empresários, associações e representantes das forças vivas locais.

No caso da diferenciação, isso obriga a que cada concelho reflita, também, acerca do tipo de oferta que pretende vir a ter no futuro e sobre qual o perfil da procura turística que quer atrair e consolidar, valorizando-se, sempre em primeiro lugar, a qualidade e garantindo que o potencial existente, do ponto de vista da oferta local, seja encarado como oportunidade, através de uma estratégia que permita a sua manutenção, requalificação e monitorização em continuidade.

Roland Bachmeier resumiu que "ouvimos, durante esta reunião, o quão importante é a aposta que tem vindo a ser feita no desporto e os impactos que os eventos associados a esta área assumem para este concelho, a vários níveis, sendo esta, entre outras, uma aposta de futuro que é consensual". Após identificado o ponto forte, "importa, agora, definir, por exemplo, que infraestruturas de apoio devem ser reabilitadas, quais as que devem ser criadas de raiz, se são necessárias ou não mais camas ou se a solução passa pela requalificação das existentes e, por fim, quais são os recursos locais que podem contribuir para a maior atratividade do concelho, partindo deste nicho”.

Este encontro deixou ainda alertas para que exista uma estratégia clara e efectiva que contribua para o aumento da estada média no concelho, de modo a que Machico deixe de ser, apenas, um concelho de passagem e apresente, ao turista, diferentes motivações para permanecer e conhecer a oferta local, dinamizando consequentemente a economia e a rentabilidade do sector.

A formação, a sustentabilidade ambiental, a comunicação e promoção da oferta - tanto na perspetiva da criação de material promocional quanto no que toca à digitalização – as acessibilidades e a economia circular foram outras das preocupações trazidas a um debate que Roland Bachmeier considerou bastante oportuno e, acima de tudo, participado por quem, trabalhando no setor ou na rede complementar, tem e terá a responsabilidade de contribuir para a sua evolução, auscultação essa que, no âmbito do “Compromisso 2030”, decorrerá em todos os concelhos.

Os trabalhos do 'Compromisso 2030' continuam, esta tarde, pelas 18 horas, no Savoy Palace, com a Conferência 'Crise na Participação Política - O Desafio da Década', que terá como orador Durão Barroso e conta com a presença de Miguel Albuquerque.