Fact Check Madeira

Padre antecipou celebração do Santo Antão?

O sacerdote antecipou em oito dias o arraial para não coincidir com a festa de São Vicente. Na realidade é como festejar o aniversário de alguém sem que tivesse chegado à data, diz-se na localidade.
None

Padre antecipou celebração do Santo Antão? Sim! E por causa disso está instalada a polémica no Seixal por conta da celebração do padroeiro e da realização do ‘Panelo’.

Manda a tradição que a festa do patrono da Ordem dos Antoninos e dos bombeiros, protector dos animais, seja comemorada a 17 de Janeiro, data da sua morte. 

Este ano coincidiu numa terça-feira, e porque não entra no quadro nacional, regional ou municipal de feriados, a sequência natural do arraial é ser realizado a 21 e 22 de Janeiro e o ‘Panelo’ no domingo seguinte. Ou seja, a 29 de Janeiro. Para ser mais rigoroso: dentro de cinco dias. 

Esta tem sido a linha do tempo. Mas este ano não foi assim. E como não foi, a mudança está a dar brado entre os defensores do costume que se sentem duplamente enganados. Enganados porque não foram ao arraial e enganados porque uma parte dos seixalaeiros já realizaram ‘Panelo’.

E o que terá acontecido? Segundo rezam os católicos, os mais assíduos à missa dominical, o padre Carlos Freitas, que também acumula funções na paróquia de São Vicente, decidiu antecipar as celebrações de Santo Antão para que estivesse presente para presidir à celebração de São Vicente que decorre a 28 de Janeiro, domingo para surpresa de muitos e descontentamento de outros.

E o que diz a Diocese? A resposta é a seguinte:

A Diocese do Funchal deixa as datas das festas dos seus padroeiros às paróquias. No entanto chegou a este gabinete o seguinte:Os pároco de ambas paróquias é o mesmo. As festas são participadas pelas pessoas de uma e outra paróquia. Uma vez que ambas seriam celebradas no mesmo sábado e Domingo a comissão da festa de Santo Antão em diálogo com o pároco concluíram que seria melhor celebrar Santo Antão no sábado e Domingo anterior ao dia próprio e não no Domingo depois, dia da Festa de São Vicente. 
E isso para não haver festas de paróquias vizinhas com o mesmo pároco no mesmo Domingo. É uma questão até de muito bom senso. 
Assim, ambas as festas foram celebradas com toda a dignidade e com a possibilidade dos paroquianos de uma e de outra poderem participar em ambas as festas. 
Acresce que o dia de São Vicente é mesmo o dia 22 de janeiro, Domingo no qual foi celebrada a festa. 
Para os próximos anos voltará a ser celebrado nos Domingos próprios consoante as possibilidades. 
Diocese do Funchal

Para aqueles que aceitaram e cumpriram a decisão sacerdotal, celebraram a festa e também realizaram o ‘Panelo’ no passado domingo, no entanto muito longe da afluência popular que normalmente o Chão da Ribeira regista suscitando algumas interrogações.

Alguma vez terá coincidido os arraiais de São Vicente e de Santo Antão? Já! 

E qual foi a decisão? No passado, antes da chegada deste sacerdote, lembram que, nas raras vezes que aconteceu, o padre Geraldo, mesmo que as datas fossem coincidentes optava por programar as eucaristias em horários diferentes de modo a servir os interesses de ambas as comunidades.