5 Sentidos

'Gente Comum - uma história na PIDE' apresentado no Colégio dos Jesuítas

O livro da autoria de Aurora Rodrigues conheceu uma reedição, ampliada, em Novembro do ano passado

None

A introdução e contextualização são da autoria da antropóloga Paula Godinho e do historiador e escritor António Monteiro Cardoso, entretanto falecido, que deixou nesta obra uma análise histórica da época.

O Colégio dos Jesuítas recebe no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 18 horas, no Auditório da Reitoria, a apresentação da reedição do livro 'Gente Comum - uma história na PIDE', da autoria de Aurora Rodrigues, numa iniciativa do Conselho de Cultura da UMa.

Em nota enviada às redacções, a UMa refere que "a obra teve uma primeira edição em 2011 e uma segunda edição, pouco tempo depois, a cargo da editora 100 Luz. Por motivos profissionais da autora não foi apresentado na Madeira. Contém um relato da prisão política e tortura vivida por Aurora Rodrigues às mãos da polícia política da ditadura, em Maio de 1973, com 21 anos".

A nova edição desta obra foi enriquecida com documentos inéditos como sejam as cópias do próprio processo, interrogatórios, ato de busca e apreensão, recusa por parte da PIDE de assistência de advogado, minuta de uma procuração enviada por um advogado, em nome da presa, que nunca lhe foi dada a conhecer. Tem, ainda, uma nota prévia (Exposição de Motivos) da autora, que contém factos novos e esclarecedores.