Artigos

Ouvindo a população e realizando obras

Como sempre digo, não há tempo a perder. Desde que tomámos posse, metemos mãos ao trabalho

Aquando da candidatura do “Funchal Sempre à Frente” à Câmara Municipal do Funchal, o nosso primeiro e maior compromisso foi assumir que iríamos, não só na autarquia, mas em todos os órgãos de poder local, nomeadamente nas Juntas de Freguesia e na Assembleia Municipal, trabalhar para o povo e escutar os seus anseios e problemas.

É isso que estamos a fazer no terreno, diariamente, sendo de destacar o “Roteiro de Proximidade com as Freguesias”, iniciado em novembro, e quase a terminar, faltando apenas visitar São Roque e São Martinho.

Estas visitas de trabalho da presidência e vereação da Câmara Municipal do Funchal às freguesias têm, inquestionavelmente, reforçado o contacto mais direto com os cidadãos e permitido não só o diálogo e esclarecimento, como também, saber das necessidades dos funchalenses, sobretudo para aferirmos o tipo de obras que é necessário realizar, e quais as que melhor servem a população. Para além disso, permitem uma maior e melhor articulação com os executivos das Juntas de Freguesia, que são, naturalmente, quem mais próximo está dos munícipes.

Nesse sentido, destaco para o Monte a melhoria em acessibilidades, há muito desejadas pela população, como é o caso do alargamento do Caminho das Lajinhas.

Em Santo António, as bolsas de estacionamento e a requalificação do centro, importantíssima obra, em termos de acessibilidades e trânsito, para aquela que é a segunda freguesia mais populosa do concelho.

Em São Gonçalo, a nova acessibilidade em São João Latrão e o prolongamento da Travessa do Lombo da Quinta.

No Imaculado, a requalificação do Parque da Quinta Deão, outrora uma importante centralidade da freguesia e construção de 51 fogos de habitação social, na Penha de França.

Em Santa Maria Maior, a requalificação da Escola de São Filipe, onde foram igualmente analisados outros projetos e investimentos, sendo de destacar que no ano passado concluímos obras em oito escolas do concelho.

Na Sé, teremos a requalificação da Praça do Carmo e da Travessa da Malta.

Em Santa Luzia, o Centro Cívico, e em São Pedro, a requalificação do Largo da Travessa, no Bairro do Hospital.

Tudo obras reivindicadas pela população e que a Câmara Municipal do Funchal, em articulação com as Juntas de Freguesia, está a materializar, num trabalho de proximidade para o cumprimento de objetivos.

Como sempre digo, não há tempo a perder. Desde que tomámos posse, metemos mãos ao trabalho e estamos focados em resolver os problemas das pessoas. Em pouco mais de um ano já fizemos muita coisa, mas, sobretudo, muito mais do que prometer e nada fazer, como era o que antes acontecia, estamos realmente empenhados em realizar obras que melhoram a qualidade de vida da nossa população, sendo disso exemplo a recente conclusão da 1ª fase da requalificação do Conjunto Habitacional da Ribeira Grande, um investimento de 600 mil euros, seguindo-se agora a 2ª fase, no valor de 500 mil euros.

Ficou assim concretizada uma promessa de campanha, para um Conjunto Habitacional construído há mais de 40 anos, sendo que a construção de habitação, quer social, quer a custos controlados, bem como a recuperação da já edificada, são uma prioridade deste executivo municipal.

Aos poucos, estamos a concretizar promessas e a cumprir com o nosso programa, em diálogo permanente com o povo, procurando encontrar as melhores soluções, que ajudem a melhorar a vida das pessoas e a aumentar a qualidade de vida na cidade que escolhemos para viver.